Disque Denúncia recebe homenagem por trabalho desenvolvido em Angra dos Reis
O programa Disque Denúncia foi homenageado na Câmara dos Vereadores de Angra dos Reis. Por sugestão do vereador Dudu do Turismo (PSD) e aprovação unânime dos demais vereadores, a equipe local do Disque Denúncia na cidade recebeu nesta terça-feira, 7, uma Moção de Aplausos do Poder Legislativo angrense. Jonas Machado e Pablo Martins representaram a entidade no ato de entrega. O Disque Denúncia em Angra existe desde 2018 por meio de um convênio com a prefeitura.
“Antes da chegada do serviço a Angra, nos já recebíamos até 300 denúncias da região por ano. Em 2020 foram mais de 1,4 mil ligações, sob os mais variados motivos, não apenas relacionados à criminalidade”, destacaram os representantes.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o vereador Dudu ressaltou a importância da participação popular na construção de uma cidade mais segura. E neste sentido, o acesso que o Disque Denúncia dá à população é vital. Para Dudu, parte do sucesso recente na redução da criminalidade em Angra dos Reis tem relação com a eficácia da coleta de informações liderada pelo Disque Denúncia.
“Esta já é uma ferramenta consolidada na cidade do Rio de Janeiro e que aqui em Angra dos Reis também mostra o seu valor. É o apoio que a população tem para enfrentar a criminalidade, sem nenhum registro de vazamento de informações. Um serviço confiável e que funciona”, afirmou o vereador.
Antes da entrega da moção, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao fundador do Disque Denúncia no Rio, Zeca Borges, que morreu na sexta-feira (3). Zeca fundou o serviço de informações em 1995 e desde 2011 tentava implantar algo similar em Angra dos Reis. Sua determinação, o apoio do empresário Roberto Bonfim – também falecido recentemente – e a sensibilidade do prefeito Fernando Jordão, tornou possível a parceria com o município que funciona desde 2018.