Lixo jogado na calçada muito antes da coleta causa transtornos
Esta semana, a ação de agentes da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, na Rua do Imperador, sobre o acúmulo de lixo feito por um catador de papelão, mostrou a necessidade da Prefeitura fiscalizar a colocação de lixo nas calçadas do Centro Histórico, antes das 18h. A Secretaria, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, informou que está desenvolvendo uma ação de orientação no comércio e prédios para que não depositem o lixo antes do inicio da coleta, que ocorre diariamente a partir das 19h.
Na tarde de quinta-feira e sexta-feira, repórteres da Tribuna andaram por toda a Rua do Imperador, nos dois lados, e no período das 18h às 19h, constatou diversos lojistas colocando o lixo na calçada. Em alguns trechos, em frente ou próximo a restaurantes self service e são depositados nestes locais no meio da tarde, pois a maioria funciona apenas para o almoço.
Em alguns locais, a reportagem constatou que o lixo havia sido mexido e todo material ficou espalhado na calçada. Um destes locais foi na Praça Alcindo Sodré, na esquina da Rua do Imperador com a Rua Paulo Barbosa. Como é um local onde há moradores de ruas que ficam sentados na praça, pois dormem embaixo das marquises nesta região, foi difícil identificar se o lixo foi espalhado por algum cachorro ou por pessoa procurando resto e material reciclável.
Em diversos pontos ao longo dos dois lados da Rua do Imperador e na Rua 16 de março é fácil constatar o lixo depositado para o caminhão de coleta que passa após às 19h e o material colocado para os catadores de papelão. Eles são colocados próximos, porém separados, facilitando o trabalho deles, que atuam na coleta do papelão há mais de 20 anos.
O problema desta ação é que muitos comerciantes iniciam o depósito de lixo na calçada por volta das 17h30 e ficam na rua, em alguns trechos causando transtorno aos pedestres, até o caminhão de coleta passar a recolher. Apesar de o lixo ficar próximo as lojas, as pessoas questionadas pelo jornal não quiseram falar, comentando apenas que fazem isto há anos e nunca ninguém questionou e disseram que o caminhão poderia passar no final da tarde e não à noite.
Sobre esta prática ser comum, a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública informou que os lojistas e condomínios estão sendo orientados a não colocarem lixo na calçada com muitas horas de antecedência, visto que a coleta se inicia às 19h no Centro Histórico. Os fiscais vão pedir que as lojas façam o descarte do lixo apenas no horário da passagem do caminhão ou no encerramento do expediente (caso o fechamento aconteça antes das 19h).