• Hingo proíbe aglomeração durante Natal Imperial e cobra “passaporte da vacina” para demais eventos em ambientes fechados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2021 19:05
    Por Luana Motta

    O prefeito interino Hingo Hammes publicou um novo decreto em que proíbe a promoção de aglomerações em espaço público ou privado durante todo o mês de dezembro. E também continua valendo a proibição de permanência nas ruas entre 2h e 5h  – o toque de recolher. As medidas valem até o dia 31 de dezembro. O Natal Imperial 2021 que começou nesta quinta-feira (2), deve atrair 400 mil pessoas, e terá que respeitar os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscaras. De acordo com o decreto, a fiscalização fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP). 

     Além disso, foi publicada pela Secretaria Municipal de Saúde uma nota técnica que regulamenta a realização de eventos para até 5 mil pessoas em espaços abertos e até 1 mil pessoas em espaços fechados.  E continua valendo a obrigatoriedade da apresentação do “passaporte da vacina” – comprovação do esquema vacinal completo contra a covid-19 (duas doses da CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou dose única para Janssen) ou teste diagnóstico negativo para Covid-19 (RT-PCR ou teste Swab de antígeno) com até 48 horas antes do evento, que sejam realizados em ambiente fechado. (confira a nota técnica SAS/DVS/COVISA Nº 59/2021)

    Vale lembrar, que durante a coletiva de imprensa realizada no último dia 22 de novembro, no Palácio Quitandinha, para a apresentação da programação do Natal Imperial 2021, o prefeito interino Hingo Hammes disse que não será cobrado o “passaporte da vacina” na programação do Natal Imperial, ou seja, a regra vale para os demais eventos. 

    Hingo mantém proibição de funcionamento de boates 

    O novo decreto nº 301, consta no Diário Oficial do dia 29 de dezembro, que só foi publicado no site da Prefeitura, nesta sexta-feira (3). Nele, o prefeito interino também proíbe o funcionamento de boates, danceterias e similares. Já em relação às demais atividades econômicas, todas podem funcionar com 100% de capacidade, desde que observando o uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel. 

    Atividades de hotelaria e hospedagem também estão permitidas, assim como o uso de áreas de lazer dos condomínios, clubes, hotéis e pousadas. Atividades em templos e cultos religiosos estão permitidos. Todas essas atividades devem respeitar os protocolos sanitários previstos na nova regulamentação. 

    Vale esclarecer que nesta quinta-feira (2), a Tribuna publicou a matéria “Prefeitura amplia capacidade de público para 5 mil pessoas e passaporte da vacina é suspenso para o Natal Imperial”. As informações foram publicadas de acordo com as informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na quarta-feira, dia 1º. A Tribuna perguntou quais os protocolos sanitários que seriam adotados durante o Natal Imperial, e a Assessoria informou por meio de nota:

    “Petrópolis poderá ter eventos em área externa para até cinco mil pessoas. Vai manter a obrigatoriedade do uso de máscaras. Não haverá cobrança do passaporte da vacina”.

    E somente nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, às 12h16, foi publicado o Diário Oficial da Prefeitura do dia 29 de novembro, onde consta o decreto nº 301/2021, com as medidas de proteção à vida relacionadas a covid-19 em face ao cenário nacional, onde foi divulgada a informação sobre a proibição de aglomeração.

    Até então, as medidas de restrição que estavam em vigor no município, publicadas no decreto nº 257/2021 de 18 de outubro, valeram até o dia 30 de novembro.

    Últimas