Cozinha sem Neura: Um caldo de legumes mais natural
Já começo esse texto dizendo que estou imensamente feliz e emocionada em colaborar com a Tribuna de Petrópolis.
Eu, que desde criança sonhava com esse espaço, me aventurava mandando meus desenhos, poesias, e charadinhas para a saudosa Tribuninha. Então sim, precisava começar compartilhando essa explosão de sentimentos.
Mas deixa eu me apresentar e contar o que trarei aqui toda semana: meu nome é Nayara Ataide. Sou culinarista, produtora de conteúdo, pesquisadora, apresentadora de quadros culinários na tv e rádio local, e em todas essas funções faço o que eu mais amo: cozinhar. Sou idealizadora e responsável pela página Cozinha sem Neura, presente em todas as redes sociais onde tenho comigo em torno de 47 mil pessoas.
E meu papel aqui será trazer pra você informação, conteúdo e receitas que realmente agreguem na sua vida, que te façam cozinhar com mais liberdade e autonomia, e que ajude as pessoas a entenderem de uma vez por todas que a cozinha é para todos. Todos temos capacidade de fazer uma comida honesta e eu estarei aqui toda semana pra te provar que é menos complicado do que parece.
Quero simplificar e melhorar toda sua experiência (ou a falta dela).
E dito isto, vamos começar?
Eu sou totalmente adepta do uso dos temperos e especiarias naturais, que já foram tão cobiçados e também motivo de grandes navegações na história. Mas, nos perdemos no meio do caminho, por conta de uma rotina pesada e com o grande consumo dos produtos industrializados, que de certa forma agilizam e facilitam a vida num aspecto geral. Mas ainda sim podemos fazer substituições mais saudáveis, organizando nossa rotina e trocando os temperos industrializados por temperos, especiarias e ervas naturais.
Abuse do alho, cebola, e comece a testar quais especiarias você gosta mais, pra que sua comida fique a seu gosto. Carnes combinam com pimenta do reino, páprica, chimichurri, cominho e etc. Aves combinam com curry, lemonpepper, limão, pimenta branca, e muito mais. Faça o teste! Comece com o básico: alho, cebola, pimenta do reino, e vá testando especiarias diferentes até que se ajuste ao seu paladar.
E troque o famoso caldo de legumes, carne ou frango, aquele do tablete ou do pozinho, por um caldo feito naturalmente por você. O caldo de legumes é o coringa, que combina com qualquer tipo de preparo que leve caldo ou água em seu cozimento. Então vou deixar aqui uma receita básica de como prepará-lo pra você já ir colocando em prática e fazendo essas pequenas mudanças.
Caldo de legumes:
2 litros de água;
Folhas de 1 alho poró grande ou talos de 1 salsão;
1 cebola grande cortada em 4;
1 cenoura grande cortada;
Folhas de louro;
Pimenta em grãos.
Modo de Preparo:
Lave bem os vegetais, corte a grosso modo, e coloque em uma panela grande com a água, o louro e as pimentas. Deixe cozinhar em fogo baixo por volta de 30 minutos. Espere ficar morno, coe e guarde em uma vasilha com tampa na geladeira ou armazene no congelador, bem vedado por até 3 meses.
Use em risotos, caldos, sopas e no que mais for necessário. Garanto que já é um passo e tanto na construção de sabor da sua comida. Vamos juntos mudar hábitos e construir uma alimentação mais verdadeira e saudável!