Pesquisa aponta Petrópolis como uma das 100 melhores cidades do país para fazer negócios
Pesquisa nacional da Urban Systems, publicada pela revista Exame, aponta Petrópolis como uma das 100 melhores cidades do país para fazer negócios. O setor industrial apareceu em destaque, na 2ª posição no Estado do Rio e em 75º no país. A pesquisa leva em conta os dados dos últimos três anos e é resultado do ambiente de negócios favorável no município, resultado da soma da localização privilegiada a infraestrutura, com educação, saúde e segurança.
Em relação à edição de 2020, o setor de indústria subiu 19 posições no país e uma posição no Estado do Rio. O estudo leva em conta dados de criação de empregos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a renda do trabalho com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de dados de exportação do Ministério da Economia e da quantidade de estabelecimentos, entre outros quesitos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Soares, demonstrou otimismo em relação aos próximos anos. “Esta posição tende a melhorar continuamente. Petrópolis tem um ambiente de negócios extremamente favorável, com estrutura de educação de ponta, com destaque para escolas técnicas que são referência em áreas importantes como tecnologia e universidades que formam mão-de-obra altamente qualificada para o mercado. A segurança pública é outro ponto importante”, destacou.
Ele lembrou que Petrópolis já tem uma tradição industrial. “Temos várias empresas com mais de 100 anos de atividade, além de sete multinacionais”, acrescentou.
O ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios leva em conta cidades em todo o Brasil com mais de 100 mil habitantes. Ao todo, 326 municípios foram pesquisados, num total de 121 milhões de habitantes.