• Farmácia popular fecha as portas hoje

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2017 14:30

    Ontem foi o último dia de funcionamento das duas unidades da farmácia popular, que funcionavam ao lado dos Correios, no Centro, e em Corrêas. Elas foram encerradas pelo governo federal. Apesar disso, as particulares que fazem parte do “Programa Aqui tem Farmácia Popular”, continuam atendendo o público normalmente com os remédios que já eram fornecidos. Já os medicamentos que não fazem parte dessa listagem poderão ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, e os que necessitam de receita controlada no Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde. 

    O município informou que receberá o incentivo de R$ 12 mil mensais para abastecer a rede de farmácia básica do SUS. Com o encerramento do programa, a maioria deles – 87 medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, vermífugos, fitoterápicos, anticoncepcionais – passarão a ser ofertados nas 8 Unidades Básicas de Saúde e nos 31 Postos de Saúde da Família. Os demais medicamentos – 25 tipos diferentes – entre eles remédios para asma, diabetes e hipertensos, estarão disponíveis em 23 farmácias particulares em Petrópolis que são conveniadas com o governo federal.

    O estoque da Farmácia Popular era composto por 112 medicamentos, sendo 18 deles de distribuição gratuita, a exemplo dos remédios para tratamento de hipertensão e diabetes. Os demais itens são comercializados a preço de custo. Neste período de transição, a Secretaria vai disponibilizar 87 medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, vermífugos, fitoterápicos, anticoncepcionais nas 8 Unidades Básicas de Saúde e nos 31 Postos de Saúde da Família 

    Para receber o medicamento nos postos e unidades, o usuário precisará apresentar a receita médica. Vinte e cinco tipos de medicamentos para diabetes, asma e hipertensão estarão disponíveis na rede conveniada. 




        


    Últimas