• Licença de operação do aterro de lixo de Pedro do Rio expirou

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/07/2017 09:40

    Desde o dia 30 a Prefeitura não pode mais despejar o lixo no aterro controlado de Pedro do Rio. A licença de operação do local expirou dia 29 e não será mais renovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A partir de agora o município terá que escolher outros locais para depositar cerca de 250 toneladas de lixo domiciliar que são recolhidas pela Comdep diariamente. Além disso, também estão sendo despejas no aterro de Pedro do Rio, os escombros do supermercado Extra, que foi destruído por um incêndio no último domingo (23).

    O aterro em Pedro do Rio existe há mais de 20 anos e durante este tempo já teve a licença prorrogada por diversas vezes. A última autorização para funcionamento foi concedida pelo Inea em maio de 2016, após o instituto fazer vistorias no local. Na época, o governo municipal promoveu melhorias no terreno e adequou o espaço para ter a licença concedida.

    A autorização expedida pelo Inea teve validade de um ano e foi concedida em cárater emergencial. Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente informou que este ano, a Comdep chegou a protocolar um pedido de renovação da licença, mas devido ao licenciamento e autorização do uso do aterro sanitário em Três Rios, o Inea não renovaria a licença do espaço em Pedro do Rio.

    O aterro sanitário de Três Rios foi construído no quilômetro 17 de rodovia BR 040 e será usado pelo Consórcio Serrana II que é composto pelas cidades de Três Rios, Areal, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Petrópolis. Esses municípios poderão despejar o lixo domiciliar no local, que tem capacidade para receber 400 toneladas de detritos diariamente.

    De acordo como o Inea o aterro em Três Rios já está pronto e licenciado. A empresa responsável pela operação do espaço União Norte, também confirmou que o local já está operativo e a Comdep também afirmou que levará o lixo para o local a partir de amanhã. No entanto, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Três Rios, informou que o aterro ainda não está operando e que apenas na próxima semana durante uma reunião será definida a data de funcionamento do espaço.

    Lixo pode ser levado para Nova Iguaçu

    No edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela coleta do lixo, a Prefeitura aponta cinco locais para onde o lixo poderá ser levado após o encerramento das atividades no aterro de Pedro do Rio. São eles: Nova Iguaçu (distante de 52 km), Itaboraí (94 km), Seropédica (98,5 km), Vassouras (distante de 102 km) e Juiz de Fora (121 km). 

    A licitação do lixo foi adiada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que encontrou mais de 30 erros no edital. Enquanto a concorrência não acontece, a Prefeitura fez um novo contrato com a Força Ambiental – empresa que operava emergencialmente desde o início do ano. 

    Últimas