• Congresso em SP reúne chefs para debater o futuro e sustentabilidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2021 08:01
    Por Redação paladar / Estadão

    Começou na quinta-feira, 18, e segue até o sábado, 20, o Mesa SP, evento que reúne, no Memorial da América Latina, chefs brasileiros e estrangeiros em diferentes atividades ligadas à gastronomia.

    Organizada pela revista Prazeres da Mesa, a edição deste ano tem o tema Marco Zero – Por um Sistema Alimentar Que Regenere Gaia. Em torno dele, haverá debates, palestras e aulas práticas com chefs, cozinheiros, pesquisadores, ambientalistas, líderes de povos tradicionais e indígenas para apresentar soluções imediatas e mostrar caminhos já adotados dentro de toda a cadeia alimentar em prol da regeneração da biodiversidade da Terra e o retardamento do aquecimento global.

    O grande evento se apresenta em três principais frentes: o congresso Mesa Tendências, em que chefs, acadêmicos e especialistas de diversas áreas debatem o “estado da arte” no mundo da gastronomia; o Mesa Ao Vivo, em que mais de 50 chefs aquecem as panelas e transmitem seu conhecimento em aulas práticas e degustações; e o Empório Mesa, em que uma centena de produtores artesanais expõem e oferecem degustações de seus alimentos e bebidas.

    Entre os debatedores do Mesa Tendências deste ano, figuram chefs como Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Luiz Filipe Souza, Telma Shiraishi, Jefferson e Janaína Rueda, Morena Leite, Edinho Engel e Saulo Jennings. Além deles, também estarão a historiadora Adriana Salay, o especialista em clima Carlos Nobre, Frei Betto, Alê Luglio (Sociedade Vegetariana Brasileira), Rodolfo Vilar (Instituto Amar), o analista ambiental Walter Steenbock e o mestre churrasqueiro Edvaldo Caribé.

    Entre as presenças internacionais está a peruana Pía León, eleita a melhor chef mulher do mundo pelo 50 Best 2021, dos restaurantes Kjolle e Central, em Lima, além da presença virtual do chef José Andrés, uma das maiores referências em cozinha humanitária.

    Eles vão discutir das técnicas de cozinha de baixo impacto ao combate à fome e novos bolsões de alimento à salvação da Amazônia, com a intenção de não apenas alertar para a escassez que atinge o planeta, mas mostrar soluções e apontar quem já está fazendo a diferença em diversos setores inseridos na nossa cadeia alimentar.

    A programação também inclui uma série de jantares que reúnem chefs em restaurantes da cidade.

    O ingresso para os três dias do Mesa Tendências custa R$ 850. As aulas do Mesa Ao Vivo nos 3 dias, R$ 280. Já o acesso à feira é gratuito (reserve pelo site). Informações sobre a programação: www.mesasaopaulo.com.br

    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Últimas