• Natal Imperial 2021 traz expectativa para retomada do turismo em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/11/2021 13:39
    Por Luana Motta

    O Natal Imperial é o primeiro grande evento a ser realizado em Petrópolis após o início das flexibilizações em razão da redução de transmissão, internações e óbitos por covid-19, em 2021. Ficando atrás apenas da Bauernfest – Festa do Colono Alemão, os festejos natalinos movimentam vários setores da economia e é uma esperança na retomada das atividades no período que se inicia com o avanço da vacinação. O setor comemora, e se prepara para abrir as portas para visitantes, ainda que o momento exija cuidados especiais em razão da pandemia. 

    A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) registrou aumento na procura por pacotes para o mês de dezembro, especialmente para grupos que vem em ônibus de turismo, um perfil diferente do que vinha procurando pelo serviço até agora. A guia de turismo Rosemere de Souza disse que quase todos os associados da AGP estão com a agenda cheia para os fins de semana do Natal Imperial, o que é muito positivo após quase dois anos de pandemia. “Para os guias, o evento será muito bom, vai trazer renda e visibilidade”, disse.

    Já neste fim de semana de feriadão da Proclamação da República, segundo dados do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, o setor registrou quase o total de ocupação no Centro Histórico. Em outubro, a Prefeitura ampliou a flexibilização, autorizando que hotéis e pousadas voltem a oferecer 100% da sua capacidade, assim como bares e restaurantes também tiveram a capacidade ampliada, desde que respeitando os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e distanciamento.

    Petrópolis Gourmet é aposta de entretenimento e gastronomia em Itaipava 

    Acompanhando o ritmo da retomada, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau vai promover o festival Petrópolis Gourmet, em Itaipava. O evento deve captar tanto o público já fiel aos restaurantes e bares da região, quanto aqueles que vêm à cidade por causa da programação do Natal Imperial. O PC&VB estima que o festival atraia mais de 25 mil pessoas para a rede hoteleira.

    “O Petrópolis Gourmet é o quinto maior festival gastronômico do país e acontece tradicionalmente em novembro. Este ano optamos por realizar em dezembro para que houvesse maior segurança sanitária com avanço da vacinação e estamos, pela primeira vez, fazendo parte do Natal Imperial, com o Petrópolis Gourmet sendo um ‘especial de Natal’. A programação de Natal é importante para a cidade, já se consolidou como um destino para esta época do ano oferecendo diferencial cultural e reflete na ocupação hoteleira. Nossa expectativa é que atraia visitantes como em anos anteriores e que a gente ultrapasse a faixa de 80% de ocupação que está sendo verificada neste feriadão de novembro, por exemplo”, disse Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau.

    O Festival, realizado com o apoio da Prefeitura e do Sesc-RJ, acontece entre os dias 03 e 19 de dezembro. Já no primeiro fim de semana, de 03 a 05 de dezembro, o evento vai ser realizado em um espaço aberto, no hall de entrada do Parque Municipal, em Itaipava, serão 30 restaurantes e bares participantes.  

    Programação cultural pretende promover artistas locais

    Em suas duas últimas edições, em 2018 e 2019, o Natal Imperial atraiu mais de 450 mil pessoas, nos mais de 50 dias de programação. Com shows de artistas locais, desfiles, teatro, dança e apresentações de artistas como Roberta Miranda, Preta Gil e o padre Fábio de Melo. Nesta edição, que acontece entre os dias 02 de dezembro e 09 de janeiro de 2022, a programação fica por conta da Dellarte, já conhecida dos petropolitanos por promover o Festival de Inverno, que atrai grande público pela proposta cultural com concertos e espetáculos que traz para a cidade. 

    “Com o critério técnico e artístico do padrão Dellarte, a programação do Natal Imperial é focada 90% nos artistas de Petrópolis. Tivemos mais de 200 inscrições para atrações locais e queremos traçar um caminho para equiparar o Natal de Petrópolis com o de Gramado”, disse Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.

    A Prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre o planejamento do evento, e sobre a montagem da decoração. A programação cultural vai ser divulgada pela Dellarte no dia 22 de novembro. 

    Últimas