Centro Histórico volta a registrar ação de vândalos: banco da Praça D. Pedro II amanhece quebrado
São pichações, lixeiras quebradas e, agora, até bancos depredados: voltaram os registros de vandalismo no Centro Histórico. Na última quarta-feira (10), um dos bancos da Praça D. Pedro II amanheceu quebrado e foi removido logo depois. Um segundo está com uma das madeiras quebradas. A Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP) disse à Tribuna que a Guarda Civil que apura o caso.
Em uma caminhada pela Rua do Imperador não é difícil encontrar lixeiras quebradas e prédios públicos pichados.O prédio histórico onde funciona os Correios é um dos mais sujos e com aspecto de abandono no trecho. O entorno da Praça da Liberdade passa pela mesma situação. O prédio onde funciona a Universidade Católica de Petrópolis, na Rua Barão do Amazonas, tem uma das laterais coberta por pichações. O Relógio das Flores, que já passou por diversas situações de vandalismo, e que somente neste ano passou por uma revitalização.
Todo o Centro Histórico é monitorado pelo sistema de câmeras do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis – CIMOP, mas até agora não houve registro de flagrantes. A SSOP informou à Tribuna que desde o início do ano, vem mapeando as áreas mais suscetíveis à atos de vandalismo, como praças, e reorganizando a segurança nesses locais com o efetivo da Guarda. E que conta com o CIMOP para identificar ações suspeitas e direcionar as equipes de segurança para coibir atos de vandalismo ao patrimônio público municipal.