• BR 040: novo projeto prevê segundo retorno antes do pedágio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/07/2017 16:00

    A nova pista de subida da Serra ganhou um projeto que já está sendo analisado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A nova proposta elaborada pela Concer – concessionária que administra a rodovia BR-040 – foi protocolada no dia 12 e de acordo com a ANTT, a análise dura cerca de 30 dias. Se o projeto for aprovado será remetido ao Tribunal de Contas das União (TCU).  

    Entre as mudanças do projeto da nova subida da serra, dois pontos podem ser destacados: a modernização na saída do túnel de cerca de cinco quilômetros pra garantir maior segurança aos motoristas e a construção de um novo retorno para os usuários. Esse retorno será instalado na descida da Serra entre os quilômetros 63 e 64 onde a Concer começou a construção de um viaduto. Atualmente, existe apenas um retorno que fica próximo ao mirante do Belvedere.

    Além dessas mudanças, o novo projeto também prevê alterações no traçado e um melhor atendimento para a ligação Bingen-Quitandinha. Além disso, a nova proposta de subida da serra também conta com a incorporação de vários itens de segurança recomendados pela ANTT e pela Auditoria de Segurança Viária realizada por determinação do Ministério Público Federal (MPF).

    De acordo com a Concer, assim que as obras forem retomadas o prazo de conclusão está estimado em 18 meses. As obras da nova subida da Serra estão paralisadas há um ano. A concessionária alega falta de recursos para dar continuidade aos trabalhos. As intervenções começaram em 2013 e até o momento 50% do projeto foi concluído.

    A ANTT ressaltou que "há um esforço para que a obra seja retomada o mais rapidamente possível e que a agência tem se reunido constantemente com os órgãos envolvidos para que os trabalhos sejam reiniciados". A agência destacou também que para o reinício das obras "é necessária a análise do projeto pelo TCU e a manifestação do congresso e ministério para dar prosseguimento a disponibilização de recursos orçamentários".


    Últimas