Operação apreende oito motocicletas sem placa e com adulteração no escapamento; já são 48 apreendidas em três meses
Uma operação realizada nesta quarta-feira (10) por policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com a Guarda Municipal e CPTrans, resultou na apreensão de oito motocicletas que estavam circulando sem as placas e ainda apresentando adulteração nos escapamentos. Com mais esta ação, já são 48 apreendidas no combate às motos irregulares no município em apenas três meses. O combate ao barulho ‘ensurdecedor’ das motos era uma antiga demanda da população.
A prática de adulteração nos escapamentos para deixar o veículo mais “barulhento” está na mira das autoridades. Esta, inclusive, é uma das principais queixas junto ao Conselho Comunitário de Segurança, segundo o Batalhão da PM.
Este tipo de operação também visa coibir o ‘malabarismo no asfalto’, como os ‘cavalinhos de pau’, que colocam em risco não só os motociclistas, mas também outros personagens envolvidos no trânsito, além das motos sem placa, que podem virar instrumento para a prática de ações criminosas e ajudar na fuga de bandidos dificultando a identificação.
Segundo o comandante do 26º BPM, coronel André Henrique de Oliveira, em decorrência das operações que vem sendo realizadas nos últimos meses em Petrópolis, destaca-se o fortalecimento da integração entre os diversos órgãos de segurança pública do município, a redução dos índices de criminalidade e ainda a redução de acidentes de trânsito.
Nesta quarta-feira, as ações de repressão à circulação de motocicletas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro foram realizadas em Cascatinha, Estrada da Saudade, Corrêas e Nogueira. A cada semana, a operação é realizada em uma região de acordo com a demanda de denúncias.
Além da apreensão das 48 motocicletas, nestes três meses de operação foram emitidas 96 multas por falta de placas, numeração raspada entre outras infrações de trânsito. Em paralelo, o batalhão vem fazendo campanha junto aos empresários locais que oferecem serviço de entrega que não contratem motos com irregularidades. A operação de combate às motos irregulares vem sendo realizadas em conjunto com a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil e a Companhia de Trânsito do município.