Volta Redonda retoma cirurgias de estrabismo
A cidade de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou os atendimentos para retomada das cirurgias oftalmológicas de correção de estrabismo. O serviço será prestado no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, no Retiro. Os 16 primeiros pacientes passaram por avaliação com o médico oftalmologista, Luiz Claudio de Souza Lima, especialista em estrabismo, no último sábado.
A secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, ressaltou que foram disponibilizadas 20 vagas, mas quatro pacientes faltaram à consulta. “As cirurgias iniciam no próximo dia 03 de dezembro quando serão operados cinco pacientes, devidamente cadastrados e com exames pré-operatórios realizados e avaliados”, contou.
Serão atendidos todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que estejam cadastrados no SISREG/SMS (Sistema de Regulação) pela secretaria e que, após a avaliação pelo especialista, precisem da cirurgia de estrabismo. “Hoje, temos 107 pacientes cadastrados, o que não significa que todos irão ser submetidos à cirurgia. Existem outros tratamentos que podem ser indicados”, informou Conceição.