• Petrópolis registra 61 denúncias de crime ambiental em 2017

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2017 14:07

    De janeiro até agora a Linha Verde do Disque Denúncia do Rio de Janeiro já recebeu 61 ligações sobre crimes ambientais em Petrópolis. Foram dez denúncia a mais do que o mesmo período de 2016. No ano passado inteiro, foram recebidas 87 denúncias. Caça ilegal de animais, desmatamento, corte ilegal de árvores e maus tratos contra animais são as principais denúncias que chegam ao Linha Verde.

    De acordo com os dados do Linha Verde deste ano, quase 4% das denúncias de Petrópolis são de extração irregular de árvores e quase 3% de desmatamento. O Disque Denúncia também recebeu informações sobre queimadas, poluição do ar, lixo acumulado, desvio de curso de rio e guarda e comércio de animais silvestres.

    O Linha Verde é um programa do Disque Denúncia exclusivo para recebimento de  informações sobre crimes ambientais. Só no ano passado recebeu, 5.339 denúncias sobre ilícitos cometidos contra o meio ambiente em todo o Estado do Rio de Janeiro. Levando em consideração os últimos três anos (2014, 2015 e 2016), já foram cadastradas cerca de 20 mil denúncias.

    Todas as informações que chegam ao Linha Verde são repassadas as delegacias que investigam os crimes ambientais, em Petrópolis a responsável é a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Três Picos. Os policiais vão até o local da denúncia e se constataram o crime encaminham para as delegacias – 105ª no Retiro e 106ª em Itaipava.

    Na última segunda-feira (17) os policiais da UPAm Três Picos estiveram na Estrada da Cachoeira, em Araras, onde foi constatado a extração de recurso mineral (barro). Um homem foi questionado pelos policiais da UPAm e informou que houve um desabamento natural naquele terreno, e por estar atrapalhando a passagem da população, foi realizada a limpeza do local. A denúncia foi levada a 106ª DP, onde foi aberto um Registro de Comunicação Administrativa. 

    Todas as denúncias feitas à Linha Verde são anônimas e podem ser feitas por meio do telefone 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando  vídeos e fotos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.


    Últimas