Caminhões e carretas são proibidos na nova ligação Bingen-Quitandinha
O projeto provisório de ligação Bingen-Quitandinha apresentado pela Concer – concessionária que administra a rodovia BR-040 – à Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) não vai beneficiar veículos pesados, como caminhões e carretas. A proibição tem uma razão: dos quatro quilômetros de vias ligando os dois bairros, dois estão em vias municipais, onde as ruas são estreitas e há problemas comuns típicos de comunidades da cidade, como estacionamento irregular e buracos. Para entender melhor as mudanças propostas, a Tribuna percorreu o trecho, especialmente o que passa pelas ruas Amazonas e Nair de Teffé.
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPtrans) garantiu que intervenções serão feitas para evitar prejuízos aos moradores da região. Há previsão de instalação de redutores de velocidade, sinalização vertical e horizontal e definição de local para travessia de pedestres.
A ligação Bingen-Quitandinha começa ainda na BR-040, pela saída da Rodoviária do Bingen, no sentido descida da serra. Dali, o usuário acessará o retorno existente na altura do km 83. Neste trecho, a mão será invertida, operando em um único sentido. Todo o trecho da rodovia entre a saída deste retorno até o acesso ao Parque São Vicente, incluindo toda a extensão do Túnel Quitandinha, vai operar em mão dupla, com as pistas divididas por barreiras.
O acesso ao Parque São Vicente está a cerca de 100 metros após o túnel do Quitandinha. A partir daí, por dois quilômetros e meio, o motorista passará por vias municipais. Neste ponto será preciso reforço na sinaliza- ção e obras de pavimentação, pois há vários trechos com buracos e sem acostamento. Além disso, a CPTrans precisa intensificar a fiscalização, pois em vários pontos há estacionamentos irregulares.
O final do trecho é a Rua Nair de Teffé desembocando na BR-040, a 250 metros do pórtico do Quitandinha. Neste trecho, os veículos passam em alta velocidade, por isso é preciso que o local seja bem sinalizado para evitar acidentes. A própria Concer já informou que fará intervenções neste trecho, de forma a garantir mais segurança aos motoristas.
O projeto de ligação Bingen-Quitandinha está sendo analisado pela ANTT e, assim que for aprovado, tanto a Concer quanto a Prefeitura iniciam as intervenções. A ligação é provisória, até que a obras da nova pista de subida da serra sejam concluídas.