• Praça Céu da Posse recebe Projeto Cultural com a atriz de narizinho do Sítio de Monteiro Lobato

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2021 10:11
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Nos dias 03 e 04 de novembro, a Praça Céu, na Posse, vai receber o Projeto InConto Marcado, produzido pela atriz Daniela Yanes, que interpretou a Narizinho no Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. O projeto cultural levará a vários municípios do Estado do Rio o espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”. No dia 05 de novembro, será realizada a Oficina de Teatro Literatura Brincante – para professores de instituições públicas habilitadas.

    O InConto Marcado promove há 10 anos o incentivo à leitura através de espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. Através das potências do teatro, da poesia, da literatura e da música, se dedica a semear o gosto pela leitura e pelas artes em geral. A iniciativa é patrocinada pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, por meio do edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados -RJ. 

    “O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. Une essas forças para tocar e encantar toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”, explica Daniele Yanes, idealizadora e produtora executiva do projeto.  “Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma iniciativa que busca o incentivo à leitura e este objetivo está presente em todos os seus pilares, trazendo o Livro como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico, criativo e transformador”, analisa Daniele. 

    ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ é o mais recente espetáculo do projeto, uma adaptação do livro homônimo da premiada escritora cearense Socorro Acioli, uma singela homenagem a todos os poetas e à arte popular brasileira. O espetáculo é realizado em uma Caixa Cênica itinerante, e passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo e poesia, para a construção de uma atmosfera poética e vibrante. O lúdico, o poético e o popular estão presentes em tudo.

    O espetáculo será apresentado também nas cidades de Iguaba Grande, Santa Maria Madalena e Niterói. Duração: 55 minutos Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos) . 

    Últimas