Vitoriosas do câncer de mama fecham Outubro Rosa com piquenique
A manhã do último domingo (31) foi muito especial para as mulheres atendidas pelo projeto “Volte a Ser Feliz” em Petrópolis. As mulheres que foram atendidas com a reconstrução de aréola de forma gratuita, se reuniram no Parque Municipal de Itaipava, para um Picnic que celebrou o encerramento do Outubro Rosa.
“Foi um dia que pra nós foi extremamente especial. Estávamos muito felizes, brincando e isso para a gente simboliza muito depois de passar pelo câncer. Somos privilegiadas por poder viver tudo isso. Agradecemos eternamente pelo carinho que recebemos pelo projeto”, diz a vitoriosa Sandra Márcia Gonçalves, conhecida como Xuxa.
Com direito a muitas risadas, memórias e histórias, o dia marca mais uma celebração pela vida. O encontro das mulheres foi motivado após o passeio realizado no último dia 12 de outubro, quando 20 vitoriosas que enfrentaram a doença, foram levadas gratuitamente para um catamarã, percorrendo a Baía de Guanabara, em uma manhã inesquecível com direito a aula de dança, coquetel especial e sorteio de brindes na embarcação.
“Já são sete anos de projeto em Petrópolis e todos os anos, fazemos algum tipo de evento ou programação. O objetivo é trazer para essas mulheres alguns momentos de diversão, tranquilidade e também para que elas recebam todo o carinho que merecem, depois de enfrentarem o câncer de mama. Depois de toda a experiência que vivemos neste ano, que foi muito especial para elas, as próprias vitoriosas decidiram propor o passeio e assim nós fizemos”, diz a micropigmentadora Patrícia Bastos, idealizadora do projeto.
Na ação realizada no Parque, as amigas do peito, como se denominam as mulheres atendidas por Patrícia, cantaram, dançaram e até se integraram com outras pessoas que estavam no espaço. “Pra gente é sempre muito bom se reunir, estar junto da Patrícia, que é um verdadeiro exemplo para nós”, diz a Graça Ferreira Vianna, que também passou pelo câncer de mama.
Segundo a vitoriosa Rose Motta, um dos momentos que marcou o dia, foi uma oração feita junto a um grupo de religiosos, que esteve no local. “Foi muito bonito. Oramos, agradecemos pela vida, por ter esse projeto e também pudemos ser gratas por tudo o que a Pati faz por nós. Foi um momento onde reunimos forças, trocamos experiências, nos fortalecemos e isso é sempre muito bom. É uma forma de estarmos mais conectadas umas às outras”, explica.
Reconstruindo aréolas de mulheres impactadas pelo câncer de mama em Petrópolis, Rio de Janeiro, além de localidades como Porto Alegre, Brasília e São Paulo, onde a idealizadora do movimento já fez reconstruções gratuitas em parceria com outros profissionais, o movimento Volte a Ser Feliz, também apoia pessoas que tenham sofrido queimaduras e também faz pigmentações sem custo para quem tem vitiligo.
Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o telefone (24) 98843-6000. A Clínica Patrícia Bastos fica na Rua 16 de Março, 158 – Sala 901 – Centro.