• Contrato emergencial para iluminação pública

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  • 13/07/2017 09:10

    Após uma série de reclamações, em diferentes pontos da cidade, referentes à falta de manutenção na iluminação pública, a Prefeitura anunciou ontem a contratação emergencial da empresa FM Rodrigues & Cia. Ltda. Segundo informações divulgadas no fim da tarde pelo governo municipal, o contrato prevendo “manutenção corretiva da rede” tem validade de seis meses ou até que a licitação, interrompida por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), seja concluída. Hoje, integrantes do setor de iluminação pública da Prefeitura e da empresa vão se reunir para discutir o plano de trabalho, que deverá começar a ser executado na semana que vem. 

    O planejamento tem como objetivo atender toda a demanda já apresentada pela população no menor prazo possível. Para isso, serão priorizados os bairros com maior número de solicitações. O trabalho em ruas de maior movimento de veículos, segundo o município, será realizado à noite, para não atrapalhar nem o trânsito nem o serviço. 

    “Nós estávamos empenhados em apresentar a solução para esse problema e atender os pedidos apresentados pela população. Agora, todo o serviço será acompanhado de perto pelo setor de iluminação pública e, ao mesmo tempo, vamos continuar trabalhando para realizar a licitação”, explicou o secretário de Administração, Marcus von Seehausen. A concorrência para definir a empresa que faria o serviço estava marcada para o último dia 28, mas teve que ser adiada após o TCE solicitar alterações no edital. 

    Duarte da Silveira, Quitandinha, Floresta, Fazenda Inglesa, Castelânea, Cascatinha, Siméria e Rua Teresa são alguns dos locais onde os moradores apresentaram solicitações de troca de lâmpadas, limpeza das luminárias, entre outros serviços. “Esse é um serviço muito importante e, por isso, vamos garantir que a manutenção seja eficiente. A iluminação pública é uma questão de segurança e, agora, a população poderá ficar mais tranquila porque toda a demanda apresentada será executada”, destaca o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi. 

    A antiga empresa que fazia a manutenção da rede rompeu o contrato em março sem cumprir ordens de serviço feitas pelo setor de iluminação pública e fazendo trabalho que não foi demandado. Além disso, cobra uma fatura maior do que o serviço efetivo efetivamente prestado. Com a recusa da Prefeitura em pagar indevidamente, o contrato foi interrompido. 

    A FM Rodrigues é uma empresa fundada em 1968 em São Paulo e trabalha para a Eletropaulo e a Light. Foi ela que fez, por exemplo, a iluminação do Estádio do Pacaembu, na capital paulista. A contratação foi feita ao preço de R$ 252 mil por mês, prevendo a manutenção de 40.805 pontos de luz na cidade.  

    “A licitação prevê a expansão da rede, por exemplo, além de uma série de ações de melhorias. Neste contrato temporário, diante da urgência de restabelecer a iluminação em vários pontos, a empresa está contratada exclusivamente para a manutenção, ou seja, para fazer funcionar os pontos de luz existentes. A expansão de rede vai ser feita quando a licitação definir a empresa que vai operar o serviço”, aponta Marcus von Seehausen. 

    É possível pedir manutenção da rede de iluminação pública pelo telefone 2233-8165 ou pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), no ícone de iluminação pública, na lista à direita. 



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