• Comissão conclui votação da PEC dos Precatórios; texto vai a plenário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/10/2021 09:03
    Por Idiana Tomazelli / Estadão

    A comissão especial que analisa a PEC dos precatórios concluiu na noite desta quinta-feira (21), a votação do texto, que adia o pagamento de parte das dívidas judiciais do governo e altera a regra de correção do teto de gastos. Combinadas, as mudanças vão abrir R$ 83,6 bilhões no teto em 2022, segundo cálculos do governo revelados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O governo Jair Bolsonaro terá esse espaço à disposição no ano em que o presidente buscará a reeleição.

    A votação dos destaques não resultou em nenhuma nova alteração no texto, que deve ir a plenário na semana que vem. Ao final da sessão, o relator, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que a decisão de mexer nas regras para assegurar um pagamento de R$ 400 até dezembro de 2022 a 17 milhões de famílias do Auxílio Brasil é política.

    “Essa é uma decisão política, e esta Casa está aqui para decidir ouvindo a população”, afirmou.

    “Apesar de toda turbulência, de tudo que foi dito, acredito que encontramos caminho de equilíbrio”, acrescentou Motta. “Se tivesse de escolher duas palavras, diria que o texto é justo e responsável.”

    Últimas