Obra que aumentou caos em Itaipava será feita à noite, mas recapeamento do DNIT segue durante o dia
Após mais de um ano de caos no trânsito na Estrada União e Indústria, parte das intervenções vão começar a ser realizadas no período noturno. A concessionária Águas do Imperador dará continuidade às obras no trecho entre o Parque Municipal de Itaipava e o Shopping Itaipava, na próxima semana, a partir das 20h. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), responsável pela maior parte das intervenções e também interdição do trânsito, continuará operando no turno diurno.
Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Luciano Moreira, apareceu em um vídeo publicado na página do vereador Maurinho Branco no Instagram, anunciando a alteração. No vídeo, tanto o vereador quanto o presidente da Companhia, não esclarecem se outras obras serão realizadas no período noturno. A alteração foi decidida na manhã desta quinta, após uma reunião com representantes da CPTrans, Águas do Imperador, DNIT, Secretaria de Obras e Santa Luzia.
Em resposta à Tribuna, o DNIT informou que por enquanto não há alteração nas atividades realizadas pelo órgão em Petrópolis, e que nesse primeiro momento, apenas a Águas do Imperador vai dar prosseguimento às obras no período noturno. Informação que foi confirmada pela concessionária à Tribuna.
Obras na União e Indústria tem prejudicado a rotina de toda a região
Desde o início deste ano vem sendo discutida a possibilidade de transferência das obras na Estrada União e Indústria para o período noturno. O DNIT não sinalizou que faria a alteração, já que esta depende de alteração no contrato com a empresa que está executando a obra. Em agosto, o Governo Interino chegou a informar que a solicitação havia sido levada ao órgão federal, mas nada foi concretizado.
Há meses a Tribuna vem noticiando o caos que os moradores do distrito têm enfrentado diariamente para conseguir se deslocar. Reclamam da falta de planejamento e ação da Companhia para organizar o tráfego e coibir irregularidades, como o estacionamento irregular em vias alternativas em Correas e Nogueira. Só nesta quinta-feira, pelo menos cinco linhas de ônibus tiveram a operação prejudicada por causa das interdições na pista. Embora a obra principal seja de responsabilidade federal, moradores reclamam da falta de colaboração do órgão municipal que é responsável pelo ordenamento no trânsito.
De acordo com a empresa Turp Transporte, as linhas: 605 – Vale das Videiras, 617 – Araras, 700 – Terminal Itaipava, 711 – Posse e 713 – Vila Rica, registraram atrasos e até perdas de viagens ao longo do dia. No trecho entre o Terminal Itaipava e o Shopping Estação, que costuma ser percorrido em 2 minutos, estava com tempo médio de 19 minutos.