• Músico de banda alemã morre na viagem que marcaria sua despedida do grupo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/07/2017 11:30

    Morreu na tarde de domingo, aos 73 anos, Engelberto Seiler, fundador da Banda Musical Germânica, que se apresenta na Bauernfest, tradicional Festa do Colono Alemão, desde 1990. Músico há 58 anos, ele vinha enfrentando complicações de saúde, mas, mesmo assim, fez questão de vir a mais uma edição do evento, contrariando a vontade da filha e da esposa. No último dia da festa, Engelberto sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. O corpo dele foi colocado no ônibus em que veio para a Cidade Imperial, junto com integrantes da banda, e será sepultado em Blumenau-SC, onde vivia.

    Segundo a filha do músico, Darli Seiler Simm, ela e a mãe não queriam que o músico viesse para a festa, justamente por temerem o agravamento em seu quadro de saúde. Ele, no entanto, insistiu, dizendo que gostaria de se despedir da festa e da banda – ele deixou a direção do grupo há poucos meses. Logo no primeiro dia em Petrópolis, o músico teve uma queda glicêmica, mas foi medicado e melhorou. Engelberto foi à festa, mas acabou piorando e foi hospitalizado. 

    Para a filha, apesar da dor da perda, traz certo alívio saber que o pai faleceu fazendo o que amava, e tendo se despedido, como queria, da Bauernfest. “Ele falou várias vezes que queria se despedir da festa, e fez questão inclusive de ir no ônibus da banda, junto com os integrantes. Temos certeza de que ele morreu feliz, envolvido com a música, grande paixão de sua vida, e em um evento pelo qual tinha muito carinho”, disse, emocionada. 

    Nas redes sociais, amigos lembraram o carinho do músico por Petrópolis. “Deus, na sua infinita sabedoria, motivou Engelberto a vir mais uma vez a Petrópolis, sua segunda cidade do coração, para aqui se despedir da música, dos incontáveis amigos, da festa que ajudou a construir, do palco e da vida”, frisou um amigo do músico.


    Sobre a Banda Musical Germânica

    Em 6 de janeiro de 1970, o idealizador Engelberto Seiler iniciou um grupo musical intitulado Grupo Musical Germânico, que atualmente é composto por 10 músicos. Em 1990, o nome mudou, passando a se chamar Banda Musical Germânica. A banda se destaca como uma das mais tradicionais no estilo alemão da região honrando assim o seu passado e a sua história, sempre com a visão de manter uma parceria com os Clubes de Caça e Tiro, Festas Típicas e tradicionais.

    Como fruto dessa tradição, voltada para a cultura alemã, a banda se apresenta em território nacional e teve sua participação garantida em todas as edições da Oktoberfest e Bauernfest. Com 33 anos de fundação, ela tem diversos discos e CD’s gravados, com o objetivo de divulgar o seu trabalho e difundir as raízes germânicas em toda região. 



    Últimas