Homem que aplicava “golpe do motoboy” é preso em Itaipava
Uma operação das polícias Civil e Militar prendeu um homem que aplicava golpes do “motoboy” na cidade. A ação aconteceu na segunda-feira (18). O suspeito foi abordado em Itaipava, onde estava se preparando para fazer mais uma vítima. Com ele foram apreendidos três máquinas de cartão, diversos cartões de crédito e uma motocicleta, que estava sendo usada por ele no momento da abordagem.
Policiais civis da 106ª Delegacia de Polícia (DP) e militares do 26º BPM participaram da operação. O homem, segundo o delegado titular Nei Loureiro, é morador do Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, e pertence a uma quadrilha especializada em aplicar esse tipo de golpe. “Uma pessoa liga para vítimas, principalmente idosas, se identificando como funcionário de uma instituição bancária dizendo que o cartão da vítima foi clonado e que a mesma deve quebrar o cartão e aguardar a chegada de um motoboy credenciado que ira retirar o cartão em sua residência”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, o suspeito já era procurado pela polícia e existem diversos registros de ocorrência nas delegacias da cidade que apontam o homem preso na operação de segunda-feira como o autor dos crimes. “O estelionato é um dos crimes que mais cresceu neste período de pandemia. De 1.500 registros feitos na 106ª, cerca de 400 são de vítimas de estelionato”, comentou Nei Loureiro. “É preciso que as pessoas fiquem atentas e desconfiem desse tipo de ligação. Entrem em contato com o banco para obter informações e denunciem. A Polícia Militar também vem fazendo um trabalho nesse sentido de conscientizar as pessoas sobre esses golpes”, disse o delegado.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) o crime de estelionato teve um aumento de 60% em um ano na cidade. Entre os meses de janeiro e agosto de 2020 foram 432 registros nas duas delegacias de Petrópolis – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava). No mesmo período deste ano, foram 693 boletins de ocorrência.