
Projeto Fale-me de Petrópolis aborda tema sobre colonização germânica
A Biblioteca do Museu Imperial recebe amanhã (27), às 14h30, o historiador Paulo Roberto Martins de Oliveira, para mais uma edição do projeto Fale-me de Petrópolis, que desta vez vai abordar o tema sobre a colonização alemã.
Paulo Roberto é petropolitano, trineto dos colonos germânicos Johann Noel e de Elisabeth Katharine Mathieu. Há mais de 30 anos dedica-se a pesquisa de história e genealogia, principalmente da colonização germânica.
É ainda membro titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), onde colabora com material histórico para o site e também membro titular do Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG), Rio de Janeiro e membro do conselho editorial do Boletim Bauernzeitung, em Petrópolis.
Paulo é sócio-fundador da Sociedade de Amigos do Museu Imperial (SAMI) e do Clube 29 de Junho (Sociedade de Tradições Germânicas), na Cidade Imperial, além ser sócio efetivo da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), em Porto Alegre (RS) e do Centro de Estudos genealógicos do Vale do Rio Pardo (CEGENS), Santa Cruz do Sul (RS) e sócio da Associação Nacional de Pesquisadores de História das Comunidades Teuto-Brasileiras, Lajeado, (RS).
O palestrante já participou de trabalhos históricos e genealógicos, relacionados aos imigrantes germânicos de várias colônias do país, publicados em livros de diversos institutos e associações e, também, em edições de diversas revistas, boletins, jornais, entre outros.
É também autor do álbum de Memórias do Batalhão Dom Pedro II – primeira edição em 2008 e lançamento em 3 de julho de 2009 e 2ª edição em dezembro de 2016, tendo recebido inúmeras condecorações, certificados, diplomas e medalhas.
O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, nº 220, no Centro. Informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-0300.