• HMSE e Pronto Socorro do Alto da Serra voltam a atender crianças em 180 dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2017 14:10

    A Prefeitura vai implantar, em 180 dias, duas de salas de atendimento pediátrico – uma no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE) e outra no Pronto Socorro do Alto da Serra. A proposta foi apresentado pelo secretário de Saúde, Silmar Fortes ao Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros e ao defensor público da Vara da Infância e Juventude de Petrópolis, Rômulo Souza de Araújo, durante reunião na manhã de ontem (26). 

    De acordo com a proposta, nessas duas salas, médicos clínicos farão o primeiro atendimento às crianças e caso haja necessidade os pacientes serão encaminhados de ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. E, se o médico considerar o caso grave, a ambulância da UPA que deverá contar um pediatra fará a transferência da criança para a unidade de pronto atendimento ou para o Hospital Alcides Carneiro (HAC).

    "Consideramos satisfatória a proposta apresentada pelo município. É importante dizer que essa medida é experimental. Assim que começar a funcionar, durante um ano, a Secretaria de Saúde deverá entregar, trimestralmente, um relatório sobre os atendimentos para analisarmos e vermos se está atendendo as necessidades da população. O importante é que o primeiro atendimento será feito nas duas unidades: HMNSE e Pronto Socorro do Alto da Serra", disse o promotor de justiça.

    O prazo de 180 dias foi estipulado pela Prefeitura para que haja tempo hábil para contratar as duas ambulâncias que vão ficar baseadas no HMNSE e PS do Alto da Serra. "Essas ambulâncias farão exclusivamente o atendimento de transferência das crianças que chegarem as salas de atendimento pediátrico e por ventura precisarem ser levadas para a UPA Centro", ressaltou Odilon.

    A Prefeitura também apresentou uma proposta para o atendimento pediátrico nos distritos. A intenção é que nos dois Serviços de Pronto Atendimento (SPA) na Posse e em Pedro do Rio, o primeiro atendimento também seja feito nestes pontos e caso haja necessidade as crianças serão transferidas para a UPA de Cascatinha ou para o HAC.


    Itaipava terá atendimento de emergência

    Durante o encontro o secretário de Saúde também falou sobre a implantação da emergência em Itaipava. Com a instalação dessa unidade, que contará com pediatra, o atendimento nos distritos será concentrado nesse local. A "UPA" de Itaipava deverá ser instalada no prédio onde funcionou a emergência da Unimed, na Estrada União e Indústria, próximo ao terminal de ônibus. "A proposta não é a ideal, mas chegamos a um acordo. O próximo passo agora é homologar a proposta em uma audiência com o juiz", concluiu o promotor.

    O fechamento da pediatria no HMNSE aconteceu em 2009 e em fevereiro do ano passado o PS do Alto da Serra também deixou de prestar o serviço. Desde então, o atendimento pediátrico de urgência e emergência na cidade é realizado nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e Cascatinha. 

    O fechamento do serviço virou um inquérito civil aberto em 2009 e em 2014 houve um acórdão que segundo o promotor Odilon foi descumprido pelo governo municipal da época. Em abril, foi realizada uma audiência com o atual secretário de saúde e um prazo de 30 dias foi dado para que fosse apresentado uma proposta.

    Últimas