Cirurgia estética ou reparadora? Saiba a diferença entre os dois procedimentos
O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, sejam elas estéticas ou reparadoras. Mas você sabe qual a diferença entre esses dois procedimentos? O cirurgião plástico Marcelo Frazão explica quais são essas diferenças e alerta, que independente da cirurgia escolhida, o importante é procurar um especialista e clínicas autorizadas.
“É comum as pessoas terem essa dificuldade de entender esses dois tipos de procedimentos. A cirurgia plástica estética é um procedimento médico voltado para pessoa interessada em aperfeiçoar a sua aparência. Entre as técnicas estão a lipoaspiração e o implante de prótese na mama e no glúteo, por exemplo. Já a cirurgia reparadora é uma intervenção cirúrgica feita por razões médicas. Ela tem como objetivo corrigir lesões, cicatrizes e defeitos congênitos ou adquiridos”, explica o cirurgião.
Marcelo lembra ainda que a cirurgia plástica, como qualquer área da medicina, não é exata e que para um resultado positivo depende também da colaboração do paciente. “O papel do cirurgião é ser bem sincero quanto as expectativas de resultado de cada dia, que variam de paciente para paciente”, ressaltou o cirurgião.
O campo da cirurgia plástica é amplo e envolve diversos procedimentos cirúrgicos diferentes, por isso é muito importante consultar o cirurgião plástico para tirar dúvidas. Esse profissional irá olhar para o paciente como um todo, e ao examiná-lo, poderá esclarecer as dúvidas e recomendar qual o procedimento mais adequado.
Marcelo Frazão é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cirurgião plástico do corpo clínico do Hospital Santa Teresa (HST) e médico cooperado da Unimed Petrópolis.