Preparativos para Bauernfest causam congestionamento no Centro
A Bauernfest só começa sexta (23), mas os reflexos no trânsito do Centro da cidade já começaram a ser sentidos. Hoje à tarde, a interdição da Rua Alfredo Pachá para a instalação do portal de entrada da festa provocou grande congestionamento nas ruas próximas. Quem teve que passar pelo local precisou de paciência.
A interdição na parte da manhã e as consequências foram imediatas. À tarde, a fila na Avenida Barão do Rio Branco chegou à entrada da Faculdade de Medicina. E na Avenida Presidente Kennedy a situação foi semelhante. O congestionamento chegou até a rua Francisco Manoel. Motoristas ficaram revoltados. “Em Petrópolis não pode parar um carro na beira da rua que acaba com o trânsito da cidade toda. Imagina você fechar uma rua inteira, em pleno Centro. É por isso que fica assim. São ruas estreitas e muitos carros”, disse o motorista de ônibus Gilberto Assis.
O tumulto maior foi na Praça da Confluência, que será palco da festa. “Meu Deus, está igual a Índia. Por que não mudam essa festa de lugar? A gente fica horas agarrado nesse trânsito e perdendo tempo. Deveriam fechar só durante a noite”, sugeriu Marco Aurélio Lins, empresário.
Quem trabalha na rua Treze de Maio sofreu com o barulho das buzinas. Durante toda a tarde motoristas revoltados descontaram a insatisfação buzinando. “Está parecendo aquele buzinaço. Todo mundo buzinando ao mesmo tempo. Entendo que é uma forma de protesto, mas não vai resolver nada. Tem que buzinar na prefeitura”, disse um balconista, que preferiu não se identificar.
Por outro lado, em meio à tanta revolta, teve gente que pediu paciência. “Não adianta se revoltar. A festa é bonita, é um atrativo para turistas e ajuda na economia da nossa cidade. Como queremos desenvolvimento se a cidade não pode ter um evento? Tudo tem sua vantagem e desvantagem. E precisamos nos conformar e ver o lado bom das coisas”, disse Carolina Rezende, fisioterapeuta.
A Rua Alfredo Pachá continuará interditada até o fim do evento, na primeira semana de julho. Até lá, uma alternativa para quem segue do Retiro para a região do Bingen é a rua Professor Stroele, no Quarteirão Brasileiro, que liga o bairro ao Bataillard, na região da Mosela. Já os que não puderem evitar a Praça da Confluência precisam ser pacientes até o fim do evento.