Comerciantes e hoteleiros apostam no inverno
O inverno chega oficialmente na próxima madrugada, exatamente à 1h24 desta quarta-feira, e deve derrubar ainda mais as temperaturas principalmente na região serrana. Com a nova estação, crescem as expectativas do comércio e da rede hoteleira que espera uma boa ocupação mesmo nos fins de semana sem feriados prolongados.
Tudo isso porque o frio, por mais que divida opiniões, marca a alta temporada na Serra – o período mais esperado pelos empresários da região. O clima ameno e as paisagens exuberantes são um chamariz para quem gosta de um ambiente aconchegante e de uma boa comida. Foi pensando nisso que muitos comerciantes decidiram investir em cardápios que possam atrair não só turistas mas também petropolitanos.
A Casa D'Ângelo, tradicional restaurante e choperia da cidade oferece um festival de inverno que conta com rodízio de caldos e diferentes opções de fondue. Num ambiente agradável, o lugar espera um grande movimento nos próximos meses. “O inverno é marcante porque movimenta a cidade e a gente trabalha para deixar os clientes da maneira mais satisfeita possível”, disse o maitre Marcelo Muniz.
São mais de dez sabores de caldos diferentes e entre os prediletos está o de abóbora com gorgonzola. Além disso, o fondue vem com carne, frango, calabresa, ou camarões, além do acompanhamento de chocolate. “Essa é a nossa novidade neste ano. Pela primeira vez estamos com o fondue nesses sabores”, explicou Marcelo. Além dos caldos e do fondue ainda há outros pratos como lasanha e canelone.
Não é só no centro histórico que os comerciantes estão investindo em novidades aos clientes neste inverno. No distrito de Itaipava, polo gastronômico da região, vários restaurantes estão seguindo a mesma linha. Fondues, caldos, e até sobremesas como o chocolate quente estão no cardápio. Tudo para deixar o clima ainda mais aconchegante. “Nossa expectativa é de estabilizar o movimento. Porque no frio muita gente deixaria de sair de casa, se não fosse um ambiente agradável. Então a gente investe nisso para manter a clientela nesse período durante a noite. Já quem abre durante o dia, acaba desfrutando ainda mais de tudo isso, que é o nosso caso”, disse Gustavo Vieira, gerente de um restaurante. Para completar, Gustavo ainda brincou. “É mais ou menos assim, quanto mais frio, melhor. Quanto menor a temperatura, maior o movimento”.
Frente fria marca o início do inverno
Falando em queda na temperatura, uma frente fria que já chegou a São Paulo deve marcar este início de inverno na região serrana. O tempo não deve mudar muito, apenas fica mais instável, com aumento das nuvens e queda na temperatura. Até sexta-feira a mínima cai em mais de 2 graus, com previsão de marcar 8ºC em Itaipava.
O inverno no hemisfério sul
O inverno no Brasil é nada mais do que a inclinação da terra de forma que os raios solares incidem com mais intensidade no hemisfério norte e de forma mais branda no hemisfério sul. Deste modo, a irradiação menor acaba deixando as temperaturas mais baixas. Além disso, se combinado a sistemas de alta pressão, o inverno pode ser potencializado com frentes frias que fazem a temperatura cair ainda mais. São esperadas pelo menos quatro frentes de ar polar nos próximos três meses. O solstício de inverno – fenômeno que marca o início do inverno, acontece exatamente 1h24 da manhã desta quarta-feira, que será o dia com menor período de claridade em todo o ano. O sol deve nascer às 6h32 e se pôr às 17h17, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.