Prefeitura e APPO conscientizam sobre a importância da mamografia
A prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, uniu forças com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), para reforçar a importância de as mulheres realizarem o autoexame nas mamas e a mamografia. O índice de Petrópolis está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde que determina que 80% mulheres de 50 a 69 anos realizem o exame anualmente. Para reverter esse quadro, a Saúde buscará junto à APPO fortalecer a divulgação e o incentivo a prevenção do câncer de mama no município.
No levantamento de 2016 a Saúde registrou 22.336 usuárias do Sistema Único de Saúde. Destas, 4.564 realizaram o exame. Este ano, de janeiro a abril, dos 3.097 exames realizados, 1.791 foram em mulheres dos 50 aos 69 anos. Os dados preocupam o secretário de Saúde, Silmar Fortes, uma vez que em média 45 mulheres morrem por ano de câncer de mama.
“O estimulo à realização do exame e do autoexame é um desafio para nossa gestão. A mamografia é um exame importantíssimo para mulher, pois se diagnosticado precocemente é câncer que mais apresenta chances de cura. Reavaliando nossas ações do Programa da Mulher e investindo em capacitação das equipes com educação continuada pretendemos reverter esse quadro.”, avaliou Silmar Fortes.
A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck explicou que além das mamografias realizadas no Centro de Saúde e no Hospital Alcides Carneiro, o município tem conveniado outras duas empresas para realização do exame.
“A procura vem decaindo ao longo dos anos e o nosso índice de mortalidade se mantém de 45 a 48 por ano. Temos quatro lugares realizando o exame regularmente e a procura não aumenta. Vamos incentivar a promoção e a prevenção do câncer de mama junto a APPO para mudarmos esses índices”, disse Fabíola Heck.
A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos anunciou que na Caminhada do Outubro Rosa o incentivo à mamografia será prioridade.
“É uma pena termos em Petrópolis tanta oferta de mamografia, mas não há a procura das mulheres em realizar o exame que é fundamental para o diagnostico precoce da doença. Vamos auxiliar a Saúde tanto no processo de divulgação quanto na investigação do porque da falta de procura pelo exame”, afirma Ana Cristina Mattos.
APPO comemora 25 anos de fundação
Responsável por proporcionar a assistência a mais de 700 pacientes com câncer, a APPO irá comemorar 25 anos de fundação no dia 05 de agosto e a prefeitura apoiará realização de uma ação social que ocorrerá na Praça da Liberdade. A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, antecipa que este ano buscou uma ação global que envolvesse setores e serviços da prefeitura além de parceiros culturais e de beleza. A iniciativa é o início da divulgação da caminhada do Outubro Rosa que tem data prevista para o dia 28.
“Queremos dar um presente aos petropolitanos que tanto nos apoiaram nesses 25 anos. Junto à prefeitura, pensamos em uma ação que proporcionasse orientações de cidadania, jurídica, de saúde, bem-estar, cultura e beleza. Será uma grande festa durante todo o dia com uma programação variada. Já alinhamos também as ações do outubro rosa que este ano terá, além da caminhada, um calendário de novas atividades na cidade”, antecipa Ana Cristina Mattos.