• Bruscas variações de temperatura favorecem problemas respiratórios

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/06/2017 14:36

    A frente fria que chegou na região serrana neste fim de semana surpreendeu muita gente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado (10) foi registrada a temperatura mais baixa, 6,6°, no Pico do Couto. Na sexta os termômetros registraram 14.1° e no domingo 9°. Essa brusca variação de temperatura afeta diretamente nosso sistema imunológico, e propicia o aparecimento de doenças do sistema respiratório. As pessoas que tem algum tipo de alergia respiratória são as que mais sofrem nessa época. 

    Entre outono e o inverno, é comum o aparecimento de gripes, resfriados, pneumonias e o agravamento de doenças como a asma e a rinite alérgica. Quem já possui alguma doença alérgica está mais vulnerável a contaminação dos vírus. Para se proteger do frio, as pessoas tendem a manter os ambientes fechados. Alguns locais de grande circulação de pessoas, como os ônibus, se não forem mantidas as janelas abertas, acabam se transformando em locais de proliferação de vírus e bactérias. 

    O médico especialista em alergia e imunologia Ney Bartolomeu Correa, explica que nesse período é importante manter sempre os ambientes abertos “A primeira coisa é deixar o ambiente sempre ventilado. E também evitar o confinamento. Nessa época muita gente tende a permanecer confinada para se aquecer, mas isso é prejudicial as pessoas alérgicas”.


    As recomendações são principalmente para crianças e idosos, que são as maiores vítimas das baixas temperaturas. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos, porque nas creches há uma probabilidade maior de contaminação com vírus e bactérias. Os responsáveis não tem com quem deixar a criança e acabam levando ela mesmo doente para a creche, e acabam espalhando o vírus para as outras crianças” explicou, o especialista.

    O médico também dá outra dica importante para amenizar os problemas que aparecem nessa época. 

    “O outono é mais perigoso do que o inverno, porque faz dias quentes e noites muito frias. As pessoas que são alérgicas devem evitar mudanças bruscas de temperatura, por isso, é importante tomar o banho na temperatura morna, para evitar o choque térmico quando sair no tempo. O ideal é tomar banho entre os horários 11h e 14h, quando a temperatura está mais estável no dia” disse.

    Para os próximos dias a previsão é de que o sol volte a aparecer, mas o tempo deve continuar instável. A temperatura média prevista é de até 15°. Com sol entre nuvens pela manhã, e possibilidade de chuva à tarde.

    Últimas