• Linhas que sumiram, não cumprimento de horários e falta de manutenção: caos no transporte é levado ao Ministério Público

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/09/2021 15:26
    Por Janaina do Carmo

    A falta de manutenção, linhas que sumiram e descumprimento de horários dos ônibus já foram alvo de denúncia da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal ao Ministério Público (MP). O documento foi protocolado em agosto e traz uma série de denúncias de quatro empresas que operam na cidade: Petro Ita, Cascatinha, Cidade Real e Turp.

    De acordo com o documento protocolado no MP no mês de agosto, as principais denúncias são de falta de manutenção dos ônibus das empresas Petro Ita e Cascatinha resultando em acidentes, além de viagens não realizadas. Os problemas relacionados a Turp e Cidade Real são em sua maioria da retirada de linhas, como a 600 – Terminal Corrêas, por exemplo.

    O documento é assinado pelo vereador Júnior Coruja (PSD), que preside a comissão. A linha foi retirada de circulação pela Turp no início da pandemia em 2020 e os moradores dos distritos só tiveram o 700 – Terminal Itaipava em circulação. “Temos problemas sérios com os ônibus da 600 e estamos denunciando essa situação com freqüência. A linha retornou há alguns meses, mas quase não tem ônibus operando”, comentou o vereador.

    Leia também: Mais de 30 ônibus quebrados na manhã de quarta-feira

    “Hoje, posso afirmar que quase 100% das denúncias que chegam ao meu gabinete diariamente estão relacionadas ao transporte público de nossa cidade, onde os usuários relatam atrasos constantes, retiradas de horários de forma arbitrária pelas operadoras, extinção de linhas e a pior delas que é a grave situação de manutenção precária que vem trazendo risco a vida dos usuários e trabalhadores do sistema”, disse Coruja, ressaltando que depois dos novos relatos denunciados pela Tribuna, na quarta-feira (22), o vereador informou que novas fiscalizações serão feitas nas empresas de ônibus.

    Na quarta-feira, o vereador esteve no Terminal de Corrêas e constatou a pouca oferta de ônibus da linha 600. “Pude observar a tamanha falta de respeito com a retirada da linha 600 que atende a todos os coletivos alimentadores dos bairros da região de Corrêas, Nogueira, Bonsucesso e Araras. Esses usuários estão sendo obrigados a embarcar nos coletivos da linha 700, que já vem do 4⁰ e 5⁰ distritos sobrecarregados”, ressaltou Coruja.

    Em nota, a empresa Turp informou que “a linha 600 – Terminal Corrêas x Centro está operando com 100% da frota em horário de pico, com frequência a cada 20 minutos, desde o mês de maio”.

    Últimas