• Concer doa mudas de árvores: espécies de mata atlântica vão para Hospital Alcides Carneiro e Defesa Civil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2021 16:59

    Nesta terça-feira, dia 21, Dia da Árvore, a Concer doou mudas de espécies da Mata Atlântica para a Defesa Civil de Petrópolis e para o Hospital Alcides Carneiro, o maior da rede pública do município. As mudas são cultivadas no viveiro florestal que a companhia mantém em uma de suas bases operacionais. A doação destinada à Defesa Civil ajudará a recompor a mata ciliar de rios da cidade.   

    Ainda no Dia da Árvore, a concessionária deu apoio ao 3º Ciclo de Encontros promovido pelo Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela (Revisest), cujo tema foi “O que a flora do Revisest tem a nos dizer?”. Transmitido na plataforma do Revisest no Facebook, o encontro reuniu os palestrantes Gabriel Sales, pesquisador da UFRJ; Otávio Avancini, artista e pesquisador da região; Márcia Nascimento e Neuber Nogueira, professores do Colégio Estadual José Veríssimo; e Luiz Mayr, do Inmetro.   

    Também no escopo de ações ambientais, a Concer renova regularmente cercas de proteção ao longo da BR-040 para resguardar os animais, aplicadas em ambos os sentidos da pista. A medida visa reduzir o risco de atropelamento de capivaras e outros animais silvestres — como anfíbios, gambás, preguiças e lagartos — e ampliar a margem de segurança viária para os usuários.     

    Merece destaque, ainda, o Projeto Caminhos da Fauna. Desenvolvida há 15 anos pela concessionária, a iniciativa busca reduzir o impacto da rodovia sobre os animais silvestres da região. Ao lado das ações de vigilância, as equipes encaminham animais resgatados para clínicas veterinárias.     

    Somente em 2021, já foram feitos 32 resgates, sendo 16 cachorros domésticos e outros 16 animais das espécies silvestres. Eles foram encaminhados para as clínicas veterinárias parceiras do projeto: Zoovet (Juiz de fora) e Hospital Veterinário de Petrópolis (Petrópolis). Entre as espécies encontradas com mais frequência na rodovia estão ouriços, gambás, cachorros-do-mato, tapitis, aves e serpentes.    

    Últimas