Um cavalo teve que ser sacrificado depois de ficar agonizando por mais de 10 horas em uma área de mata na Vila Rica, no distrito de Pedro do Rio, na segunda-feira (20). O proprietário do animal – um adolescente, de 16 anos – foi identificado pela equipe da Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobea) e levado, acompanhado do pai, para a delegacia onde foi feito o registro de maus tratos.
O animal foi encontrado pelos moradores ainda pela manhã de segunda-feira em uma área de vegetação que dá acesso ao reservatório de água da região. Ele estava preso a um tronco de árvore. Os moradores disseram que ligaram para o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, mas não informaram se ligaram para a Cobea para fazer a denúncia.
A equipe da coordenadoria chegou ao local por volta das 22h, acompanhada da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). Segundo a Prefeitura de Petrópolis, na segunda-feira não houve nenhuma denúncia ao Cobea sobre o caso e que a coordenadoria só ficou sabendo do ocorrido à noite.
De acordo com a Cobea, o animal encontrava-se extremamente debilitado e muito machucado. Laudos de dois veterinários atestaram a necessidade de sacrificar o cavalo. O registro de maus tratos foi feito na 106ª Delegacia de Polícia (DP), em Itaipava.
Em agosto, a Tribuna recebeu denúncias de moradores sobre o abandono de animais na região. De acordo com eles, os cavalos ficam soltos pelas ruas e apresentam sinais de maus tratos.