• Defesa Civil apresenta balanço do novo sistema anti trote

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  • 07/06/2017 16:48

    A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias apresentou o balanço de um mês de funcionamento do novo sistema contra trotes, que continua em fase de testes. O programa registrou 945 ligações neste período e identificou um número da cidade de São José do Vale do Rio Preto que fez 39 chamadas para o órgão. Todas elas eram algum tipo de “brincadeira” ou ofensa aos atendentes. Por conta da recorrência de casos, desde segunda-feira (05.06) as ligações recebidas estão sendo gravadas. Os números de onde partiram os trotes serão denunciados à policia. 

    “O programa ainda está em fase de testes, justamente para adaptarmos aos nossos problemas. Solicitamos a gravação das chamadas para termos como provar a recorrência das ligações, e em casos mais extremos, solicitarmos o corte da linha na justiça”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz. 

    Em janeiro, um balanço realizado pela Defesa Civil mostrou que houve um aumento no número de trotes em comparação com o mesmo período no ano passado. Foram 147 ligações recebidas eram desse tipo, o que representou quase 20% do total. No mesmo mês de 2016, foram 122 trotes. Segundo o diretor do Departamento Técnico e Operacional da Defesa Civil, Ricardo Branco, os prejuízos para o órgão são enormes. 

    “As linhas ficam ocupadas e podemos até deslocar uma equipe para o local sem necessidade. Imagina o prejuízo para quem precisa, de fato, da Defesa Civil? ”, questiona o diretor.

    Ricardo Branco ainda comentou sobre as falsas chamadas usadas para ofender os atendentes da Defesa Civil. “A maioria dos trotes são ofensas para os nossos atendentes. Além de tumultuar o nosso trabalho, pode prejudicar quem precisa de atendimento. Contamos também com o apoio da população para que isso não aconteça”, disse.

    A instalação do novo sistema contra os trotes foi possível graças à parceria da Defesa Civil com a empresa Gridlab, que também é responsável pela manutenção das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os empresários reconhecem a seriedade do órgão público e disponibilizaram o serviço de maneira gratuita. 

    “O programa está em fase de teste, já que precisamos ver os resultados na prática. É importante que o nosso atendimento seja realizado da melhor maneira possível, com o máximo de precisão”, completa o secretário Paulo Renato Vaz.


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