Ponte perigosa em via que liga Secretário a Paty do Alferes: madeira começa a ceder
A estrutura precária de uma ponte na Estrada de Avelar, região de Secretário, em Pedro do Rio, pode romper a principal ligação entre Petrópolis e Paty do Alferes. A construção que é composta por madeira antiga está com grandes rachaduras e ameaçar ceder a qualquer momento. Passar por ela exige cautela.
“A ponte sempre foi um pouco bamba. Você passa por ela e sente que as madeiras não têm certa firmeza. Até aí tudo bem”, disse o funcionário de uma fazenda da região.
Segundo moradores, o problema se agravou depois que uma máquina da Prefeitura passou pelo local. “A estrada estava totalmente esburacada e cheia de lama. Aí a Prefeitura mandou uma máquina para resolver a situação. Só que a máquina passou pela ponte várias vezes, e como ela é pesada, acabou rachando as madeiras e afundando a estrutura dela. Agora é uma ameaça para todos nós”, completou o funcionário.
A ponte fica na RJ-123, entre a localidade conhecida como “Gambá” e o distrito de Avelar, em Paty do Alferes. Por lá passam centenas de crianças, alunas da escola municipal da região. “A nossa preocupação é com o ônibus escolar que passa aqui. Já pensou se cai com crianças dentro?” questionou o caseiro.
Pela via passam também as únicas linhas de ônibus que ligam Petrópolis a Miguel Pereira, Paty do Alferes, Sardoal e Avelar, da viação Linave, além de caminhões com carga de produtos agrícolas, esterco, e principalmente carretas carregadas de gado. “Tem muita fazenda por aqui. Então passam muitos caminhões pesados, com toneladas de carga. Bois, vacas, cavalos, isso diariamente. Fora que é a principal ligação entre Petrópolis e Paty. Por aqui você vai para Avelar, Sebollas, Paraíba do Sul, etc. Daqui você chega em qualquer lugar”, disse Lucélio Jardim, entregador de frangos.
A Tribuna questionou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e aguarda um posicionamento.