Problemas com carros por aplicativo aumentam em 40% a procura por táxis em Petrópolis
Uma, duas, três e até por quatro vezes seguidas o usuário de carro por aplicativo chega a ter a corrida recusada na cidade. Seja pelo alto preço da gasolina, pelos locais considerados de risco por alguns motoristas ou pelo transtorno na mobilidade urbana, o fato é que essa recusa está fazendo com que os clientes migrem para os táxis. A categoria estima um aumento de até 40% nas corridas diárias e para viagens longas, o aumento chega a 15%.
O jornalista Vagner Santos usa tanto o aplicativo Uber quanto o 99. E há pouco tempo aconteceu uma situação inusitada quando solicitou uma corrida. Antes de buscá-lo, o motorista do aplicativo ligou para Vagner para pedir uma gorjeta pela corrida, porque para ele o valor do aplicativo não estava compensando.
“O motorista parou o carro para me ligar e pedir gorjeta, além do valor da viagem, para só assim aceitar me levar até o Castelo de Itaipava E eu tive que aceitar pagar, né? Senão ficava na rua esperando. Na conversa dentro do carro, ele disse que acaba não compensando o valor de algumas corridas, por causa do preço da gasolina e tal… por isso pediu um extra”, contou o jornalista.
Principalmente no Uber está se tornando comum os motoristas aceitarem a corrida e logo em seguida entrarem em contato perguntando o destino. Se acharem que a corrida não compensa, ela é cancelada. Sem contar, os dias de tarifa dinâmica, que na maioria das vezes ocorre no Centro.
A Uber alega que a dificuldade em ter aceita uma corrida se dá pelo aumento na demanda de clientes comparado ao número de motoristas, e não pela recusa nas viagens. “Esse cenário de alta demanda por viagens vem se acentuando nas últimas semanas, conforme o avanço da campanha de vacinação e a reabertura progressiva de atividades comerciais pelas autoridades. Nesse sentido, os usuários estão tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis”, informou à Tribuna.
Segundo a plataforma, os motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Mas disse que cancelamentos injustificados muito excessivos violam o Código da Comunidade e os Termos de Uso. E que mantém equipes e tecnologias revisando constantemente as viagens, e quando é identificado e comprovado, o motorista pode ser banido do aplicativo.
Taxistas denunciam transporte clandestino fora do aplicativo
Bruno Dias, representante dos taxistas em Petrópolis disse que além da recusa de viagens por causa do cálculo: distância x combustível gasto x valor da corrida, há vários outros fatores que têm levado esses passageiros de volta para os táxis, um deles é a mobilidade urbana.
“Tem dias que tem mais de 2 mil carros por aplicativo circulando na cidade, enquanto temos apenas 561 táxis. Além de ser desleal a quantidade de carros, tem dias que a mobilidade urbana na cidade não anda”, disse.
Bruno disse que a categoria não vê o carro por aplicativo como um problema, mas sim, aqueles motoristas que andam na ilegalidade. O que também tem se tornado comum na cidade são os carros com letreiros luminosos indicando que trabalham por aplicativo. “Quando fazem a corrida por fora do aplicativo usando o letreiro luminoso, se chama captação de passageiros, isso é ilegal. É transporte clandestino”, disse.
“O táxi sempre prestou o serviço muito bem para a população. O táxi é uma profissão e a gente leva a sério porque dependemos dos ganhos. E nós temos uma responsabilidade, nós prestamos um serviço para população”, disse Bruno.
Uber e 99 anunciam reajuste de pagamento para os motoristas
A Uber e o 99 anunciaram medidas de reajuste de pagamento para os motoristas para melhorar o valor das corridas tendo em vista o aumento no preço dos combustíveis.
A 99 disse à Tribuna, que o reajuste nos ganhos dos motoristas, de 10% a 25%, será subsidiado pela plataforma. A medida está sendo implementada a partir deste mês, em 20 regiões metropolitanas do país, após os constantes aumentos nos preços dos combustíveis. O reajuste leva em consideração a manutenção do equilíbrio da plataforma, “de maneira que a população também continue tendo acesso a um meio de transporte financeiramente viável, seguro e eficiente”, informou.
Além disso, a 99 disse que a plataforma trabalha com preços dinâmicos, e que os valores finais das corridas para os passageiros são calculados a partir de uma equação que leva em conta a oferta e a demanda.
Já a Uber disse que opera nos sistemas de intermediação de viagens dinâmico e flexível. “Por isso buscamos sempre considerar, de um lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de outro, a realidade econômica dos consumidores que usam a plataforma, tendo em vista a preservação do equilíbrio entre oferta e demanda que é fundamental para a plataforma”, informou.
A Uber não informou o percentual de reajuste nos ganhos dos motoristas, mas disse que neste ano implementou uma série de ações para reduzir as despesas com o serviço, como descontos em postos de combustíveis, promoções em corridas, uso de dados de internet para uso do aplicativo, conta digital da Uber, e investimento em descontos em academias, formação educacional, idiomas e educação financeira.