Vacinação contra gripe é estendida para todos a partir de hoje
A última semana da campanha de vacinação contra a gripe terá postos abertos para toda a população. Por causa da pouca procura do público-alvo pela vacina, a Prefeitura, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, autorizou a imunização de todas as faixas etárias a partir desta segunda-feira, enquanto durarem os estoques. Atualmente no município há 52 mil pessoas vacinadas. Com a confirmação da morte de duas mulheres por influenza este ano, além de dois casos sob suspeita em crianças, a preocupação com a evolução da doença no município é uma realidade. Por conta disso, a Secretaria de Saúde mobiliza a população para que se vacine o quanto antes. A campanha vai até o dia 9 de junho em 41 unidades de saúde.
“A nossa expectativa era de imunizar 100 mil pessoas quando iniciamos a campanha em 17 de abril e apenas 52% desse público tomou a vacina. Agora a vacinação é aberta a toda população, então sensibilizamos novamente a todos para que se protejam contra gripe que é uma doença aparentemente simples, mas que pode evoluir gravemente, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, alerta o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde as doses serão aplicadas enquanto os municípios as estiverem em estoque. Em Petrópolis ainda há 20 mil doses à disposição da população. “Vamos avaliar a procura pela vacina ao longo da semana e, se necessário, solicitar junto ao Estado o envio de mais doses caso essas se esgotem antes do encerramento da campanha”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Elisabeth Wildberger.
Especialistas fazem alerta aos pais para imunizarem as crianças
Dos 52 mil imunizados em Petrópolis, 5.037 doses foram aplicadas em crianças – menos de um terço do público alvo, considerando que a expectativa é imunizar 16.292. A gripe é facilmente transmitida principalmente entre crianças que convivem diariamente em ambientes fechados e compartilham brinquedos e alimentos.
O infectologista do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), Antonio Luiz Chaves Gonçalves faz um apelo a todas as mães para que se vacinem e protejam seus filhos contra a gripe.
“Eu sempre recomendo que todos tomem a vacina independente da idade, principalmente as crianças que podem desenvolver desde uma otite até quadros graves de pneumonia, insuficiência respiratória e vir até a óbito, então os pais que tiverem crianças com asmas ou qualquer outra doença alérgica devem priorizar a imunização neste período”, afirma o infectologista Antonio Luiz Chaves Gonçalves.
O pediatra e infectologista, Felipe Moliterno salientou que é de grande importância que as crianças e as gestantes, em qualquer tempo de gestação, se protejam contra gripe. No município das 2.979 gestantes previstas para imunização apenas 1.301 foram vacinadas.
“As mulheres grávidas, em qualquer tempo de gestação devem tomar a vacina, pois a mesma não traz nenhum risco para ela e nem para o bebê. A vacina disponibilizada pelo SUS é segura e protege contra os três subtipos de vírus da gripe de maior circulação”, assegura o especialista.
Diariamente as doses estão disponíveis em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.