Alunos de Petrópolis ficam em primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites
Alunos do Ensino Médio do Colégio Alaor estão em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro da Olimpíada Brasileira de Satélites. A equipe que apresentou um projeto de observação das terras indígenas ganhou um mini satélite e agora está aguardando a segunda fase da competição que acontece em outubro. A equipe vencedora, além de medalha vai poder visitar o Centro Nacional de Tecnologia Aeroespacial.
Os alunos também participaram do Programa Caça aos Asteróides promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Nasa. “A Agência Espacial Americana oferece um pacote de imagens dos mais potentes telescópios do mundo para que grupos de voluntários procurem asteróides nessas imagens. Conseguimos achar um de pequeno porte e com isso recebemos diplomas da Nasa pela colaboração”, disse o professor Frederico Portugal. A equipe foi uma das 50 do Brasil a conseguir achar um asteróide.
Segundo o professor o mini satélite usado pelos alunos está sendo programado para a análise dos dados. “Vamos programar o satélite que ganhamos, analisar dados e aplicar no projeto de análises de terras indígenas. Também na segunda fase temos que estudar juntos a teoria de aplicação dos satélites”, explicou Frederico.
A equipe de Petrópolis é formada por alunos das unidades do Alaor do Centro e de Itaipava. São eles: Carolina Rodrigues Borsatto, Arthur Biasi Lima, João de Faria Cordeiro Santos e Lavinya Brum Gonçalves. Em todo o Estado do Rio, nove equipes do Ensino Médio estão participando da olimpíada. E em todo o Brasil são mais de 120.
A Olimpíada Brasileira de Satélites é uma competição promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia com os estudantes, além de despertar o interesse por carreiras nessa área.