• Reservatório de água potável tem obra concluída em Araras: capacidade para 1 milhão de litros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/09/2021 17:14
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    A empresa Águas do Imperador concluiu, no final de agosto, a construção do reservatório de água potável da Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras, que entrará em operação até o início do ano que vem. A captação e a barragem da ETA também já foram concluídas e, ainda neste ano, serão realizados os testes operacionais do sistema. A ação leva mais equilíbrio e segurança para o abastecimento de Petrópolis, especialmente durante os próximos períodos de estiagem.

    Com custo total de 1,2 milhão, o novo reservatório, que tem capacidade para armazenamento de 1 milhão de litros, foi construído com as mais modernas tecnologias. A unidade conta com revestimento interno atóxico, cuja execução recebe contínua inspeção de profissionais especializados para garantir sua qualidade, além de dispositivos e acessórios requeridos para operação eficiente e de longa duração.

    A ETA Araras é uma estação de tratamento de água inteiramente sustentável e foi projetada para garantir a segurança hídrica de Petrópolis. Sua inclusão no sistema de abastecimento da cidade foi estrategicamente planejada para atender às necessidades da região em que se insere, notadamente a de maior crescimento e adensamento demográfico.

    A partir de 2022, quando entra em operação, a estação vai agregar 9 milhões de litros por dia ao sistema de abastecimento, além de 1 milhão de litros reservados. Essa produção e reserva beneficiarão diretamente 123 mil moradores da Posse, Pedro do Rio, Itaipava e Nogueira e, indiretamente, todo o município, pois a ETA Araras será interligada aos outros seis principais sistemas de abastecimento, o que permite a distribuição de água de acordo com a demanda.

    “O reservatório que acabamos de instalar será um equipamento fundamental para o equilíbrio do abastecimento de toda a cidade. A ETA Araras representa um marco para o saneamento de Petrópolis, pois é fruto de todo um planejamento para acabar definitivamente com a intermitência do abastecimento nos períodos de estiagem. É uma estação inteiramente sustentável e que será capaz de equilibrar o abastecimento de Petrópolis, propiciando segurança hídrica pelos próximos 50 anos”, declarou o superintendente de Águas do Imperador, Marcio Salles.

    Últimas