Série B1 tem dois turnos e prevê mata-mata
O Campeonato Carioca da Série B1 começa hoje e muitos torcedores ainda têm dúvidas sobre a fórmula de disputa. A competição será dividida em três etapas, 1º e 2º turnos e Fase Final.
A Segundona do Estadual deste ano conta com 21 equipes, divididas em dois grupos, A e B, o regulamento prevê 19 jogos para cada uma delas. A exemplo da Série A, que possui a Taça Guanabara e a Taça Rio, a B1 possui a Taça Santos Dumont (equivalente ao 1º turno) e a Taça Corcovado (2º turno).
Na Taça Santos Dumont os confrontos são realizados entre as equipes do mesmo grupo, a duas melhores de A e B se classificam para as semifinais em um cruzamento olímpico (1º A x 2º B / 1º B x 2º A) de jogo único, os vencedores se enfrentam na final também em apenas uma partida.
Na Taça Corcovado, é mantido o mesmo formato de disputa, com uma mudança, os confrontos passam a ser de um grupo contra o outro, ou seja, times do A jogam contra todos do B. Da mesma forma que o 1º turno se classificam os dois melhores de cada e é realizado o cruzamento olímpico entre os semifinalistas, os vencedores se enfrentem e jogo único na final.
Após a conclusão de ambos os turnos, os campeões estão automaticamente classificados para a semifinal do Carioca da B1, os outros dois times serão definidos através da pontuação somada das Taças Santos Dumont e Corcovado, com os melhores posicionados que não tiverem vencido algum dos turnos. Os Campeões e Vice do Estadual se credenciam para o Grupo A da 1ª Divisão em 2018. Os três últimos da classificação geral caem para a Série B2.
O Serrano, que inicia sua trajetória hoje, está no Grupo B da Segundona que ainda contém: Artsul, São Gonçalo EC, São Cristóvão, Goytacaz, Gonçalense, Friburguense, Duque de Caxias, Barra da Tijuca e Tigres do Brasil. O Grupo A conta com: América, Serra Macaense, Sampaio Corrêa, Queimados, Olaria, Itaboraí, Barra Mansa, Barcelona, Audax, Americano e Carapebus.