• Mutirão para incentivar empresários e profissionais de turismo a integrarem o Cadastur acontece na próxima semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/09/2021 12:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, estará realizando na segunda (13) e terça-feira (14), das 9h às 16h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, nº 260, Centro) um mutirão de orientação e apoio aos empresários e profissionais de turismo e de contabilidade, com o objetivo de auxiliar este público a integrarem – ou a cadastrarem seus respectivos clientes – no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur, um banco de dados do Ministério do Turismo (MTur).

    A ação faz parte da campanha “CADASTUR é legal, fácil e gratuito”, recentemente lançada pela Turispetro, que tem por objetivo aumentar o número de cadastrados ao banco de dados do MTur na cidade, e conta conta com o apoio da TurisRio e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), que na segunda-feira (13), no mesmo horário, também estará atendendo seus mantenedores em sua sede no Shopping Vilarejo (Estr. União e Indústria, 10035, sala 146 – Itaipava).

    O prefeito interino Hingo Hammes destaca que o programa é executado pelo MTur, em parceria com os órgãos oficias de turismo nos estados e municípios das 27 unidades da federação. “Trata-se de um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, muito importante, pois se traduz em segurança, qualidade e credibilidade na prestação de serviço turístico, além de ser importante fonte de consulta para o próprio visitante”, destaca.

    “Entre os benefícios para a empresa cadastrada estão o acesso a linhas de financiamento voltadas para o turismo, participação de eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e Embratur, além dos programas de qualificação”, completa o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, lembrando que o cadastro é um dos requisitos de avaliação do destino turístico de Petrópolis, para que a cidade continue na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro.

    “Todas as ações que organizem o turismo são importantes em Petrópolis onde o setor é fundamental para a economia. O Cadastur dá segurança ao próprio profissional e empresa e os valoriza ainda mais como prestadores do atendimento ao turista. Petrópolis é referência no setor mesmo diante da pandemia muito em função do profissionalismo de todo o trade”, destaca o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.

    É importante destacar que o cadastro é obrigatório, por lei, para os seguintes estabelecimentos: acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, de acordo com a Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

    Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com o Disque Turismo de Petrópolis, pelo 0800-024-1516 (de segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h; e domingos, das 9h às 14h), ou pelo e-mail: disqueturismodepetropolis@gmail.com

    Últimas