Abandono em gavetas de Cemitério de Petrópolis gera prejuízo
O Cemitério Municipal voltou a ser alvo de reclamações dos petropolitanos. Abandono, foi o adjetivo mais usado por quem circulou entre as sepulturas. Muitas estão mal cuidadas e com partes quebradas. Mas o que chama atenção é o péssimo estado das gavetas da Quadra 15. No local o mato tomou conta dos compartimentos, que já estão deteriorados pelo tempo e que poderiam ser utilizados por famílias em busca de vagas nos cemitérios de Petrópolis.
Ao menos 315 gavetões do cemitério estão sem uso há anos devido ao risco de desmoronamento da encosta. Uma obra de contenção precisa ser realizada no local para que os compartimentos possam voltar a ser utilizados. Outro problema, é que devido a falta de manutenção agora as gavetas também precisam de forma. Enquanto isso quem vai sepultar parentes e/ou amigos no local se surpreende com as condições do cemitério.
“Estamos aguardando para sepultar um sobrinho e nos deparamos com essas gavetas quebradas e tomadas pelo mato. Sem contar que essas mais abaixo estão fechadas, o que indica que tem algum corpo ali. Uma falta de respeito com os mortos e com os vivos que vêm prestar homenagens a pessoas queridas que já se foram, e acabam se deparando com esse desleixo”, disse a dona de casa Leonir Maria Gasser, que conversava sobre o problema com o programador de produção José Luiz Montovani.
“De fato o cemitério está abandonado. Tantas pessoas em busca de um espaço para sepultar parantes, e sempre encontrando dificuldades para achara vaga. Temos quantas gavetas que poderiam ser usadas aqui?”, questionou José Luiz.
Em nota, a Prefeitura informou que esse é um problema que se arrasta há mais de oito anos, mas garantiu que a Secretaria de Obras está empenhada em encontrar uma solução para a questão. Engenheiros da secretaria já vistoriaram as gavetas para viabilizar as obras de reforma do local.