• Dentsply já demitiu 80 funcionários após anúncio de fusão com multinacional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/05/2017 16:25

    Desde o anúncio do fechamento da Dentsply na cidade, em novembro do ano passado, 80 funcionários da fábrica já foram demitidos. Nesta sexta-feira (2) a previsão é que outros 40 também sejam desligados. A Dentsply está encerrando as atividades na sua unidade no Bingen, que funciona há 65 anos, após a fusão com outra multinacional. Ao todo, a fábrica empregava 400 pessoas. 

    Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Petrópolis, Carlos José Machado, no início do ano foi feito um cronograma de demissões que está sendo seguido pela empresa. “Estão fechando a fábrica em setores até o encerramento total, em setembro. Agora em junho temos novas homologações a serem feitas”, disse o sindicalista. Ele ressaltou que, nesta primeira etapa de demissões, boa parte foi de funcionários que já estavam aposentados ou estavam prestes a se aposentar. “Todos os trabalhadores sabem o dia certo que serão mandados embora, assim eles podem se preparar”, frisou.

    A assessoria de comunicação da Dentsply ressaltou que os funcionários contam com o apoio dos Recursos Humanos, através de um centro de carreira instalado na fábrica desde o anúncio do fechamento, para que possam se preparar para o mercado de trabalho. No entanto, a realocação não está sendo fácil. “Estamos em um momento de crise e conseguir trabalho não é tão fácil assim. Dos que já foram demitidos, menos de 1% conseguiu emprego”, contou Carlos.

    Apesar do cenário não ser favorável, o sindicalista ressalta que o setor, nos anos de 2016 e 2017, vem mantendo o número de empregos. "Teremos essas 400 demissões, mas temos a Celma, por exemplo, que vem abrindo nova vagas a cada dia", disse Carlos. 

    O sindicalista também destaca que houve uma tentativa de reverter a situação e impedir que a fábrica encerrasse as atividades. “Quando houve o anúncio, nós procuramos a empresa e procuramos saber se existia alguma possibilidade de reverter essa situação, afinal são décadas em nossa cidade e centenas de pessoas perderiam seus empregos, mas infelizmente não havia nada que pudesse ser feito. Era um decisão da multinacional. Perde a cidade, com o recolhimento de impostos menor, e perdem os funcionários”, lamentou.

    Além do cronograma de demissões, a Dentsply também segue um calendário de transferência de equipamentos. Alguns já foram levados para a nova fábrica, na cidade paulista de Pirassununga. “As equipes operacionais serão gradualmente desmobilizadas até agosto e a área administrativa, até dezembro deste ano, com o desligamento da fábrica”, informa a nota encaminhada pela assessoria.

    Últimas