• SMH inaugura novo centro cirúrgico hoje

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2017 10:55

    O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis inaugura oficialmente nesta sexta-feira, dia 26, o novo centro cirúrgico. O espaço, capacitado para a realização dos procedimentos mais complexos dentro da medicina, possibilita ampliar a diversidade de tratamentos oferecidos no hospital. A estrutura será apresentada à classe médica no evento que acontece a partir das 19h no Instituto do Coração de Petrópolis (Incope), prédio anexo ao Hospital SMH.

    As cinco salas são interligadas ao setor de hemodinâmica e aos leitos de recuperação, o que representa agilidade na conduta dos médicos com os pacientes. Uma é exclusiva para procedimentos de baixa complexidade, possibilitando o gerenciamento das demais salas para procedimentos de média e alta complexidades.

    “O centro cirúrgico é equipado com o que há de mais avançado e moderno, permitindo que o petropolitano e os pacientes de regiões vizinhas encontrem na cidade o tratamento que precisam. Esse investimento é comemorado também pelos médicos, que podem atuar com mais conforto e segurança, já que contam com moderna infraestrutura predial, de retaguarda e tecnológica”, explica o diretor executivo do hospital, Fernando Baena.

    O centro cirúrgico localizado no Incope irá beneficiar todos os pacientes e médicos de todas as especialidades. Para o urologista Michael Ciqueira, que integra a equipe de especialistas do Hospital SMH, a nova estrutura é a continuidade das conquistas do setor urológico dentro do hospital, que inaugurou em março o Núcleo de Cirurgias Minimamente Invasivas.

    “Nós já contávamos com equipamentos de alta tecnologia para diagnóstico e tratamento das doenças urológicas, como o aparelho de ultrassom biplanar, e agora temos também o espaço ideal para realizar estas intervenções", afirma o médico, explicando que o aparelho é raro no Brasil e permite a visão em dois planos simultâneos da próstata. O recurso leva a um diagnóstico preciso de doenças, como, por exemplo, o câncer de próstata, além de ser utilizado também para que o especialista possa se guiar durante as cirurgias minimamente invasivas.

     O cirurgião cardíaco Nelson Barg, que também integra a equipe médica do SMH, destaca que as salas são amplas e oferecem estrutura completa, garantindo conforto aos especialistas durante os procedimentos.

    "Trabalhar em um ambiente totalmente adequado diminui muito a tensão do cirurgião, que já tem uma função muito estressante devido ao grau de responsabilidade. As equipes médica e de enfermagem só tem a ganhar”, ressaltou Nelson Barg.

    O diretor-geral do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis, Walter José Sillero, afirma que a inauguração do novo centro cirúrgico faz parte do plano de ações e de investimentos na saúde da região.

    Últimas