• Bares e restaurantes do Centro Histórico criam o “Circuito da Gula”: experiência de sabores e lazer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2021 17:36
    Por Luana Motta

    Depois da criação do Corredor Gastronômico & Cultural da Rua 13 de Maio, bares e restaurantes do entorno expandiram a ideia e criaram o Circuito da Gula. Um trajeto que promete dar aos visitantes uma experiência de sabores e lazer entre bares, restaurantes, cervejarias, cafés, tudo em um circuito de 2,5 km que pode ser feito a pé pelas ruas do Centro Histórico. 

    O percurso começa na Catedral São Pedro de Alcântara, passa pelo Palácio de Cristal, e vai até a Rua Sete de Abril. No trajeto o visitante vai experimentar pizzarias, pubs, confeitarias, padarias e restaurantes que são parceiros do Circuito. O trajeto termina na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.  

    “O Circuito da Gula é mais que uma aventura cervejeira e gastronômica por restaurantes, bares, confeitarias, cafeterias, cervejarias e pubs. É a valorização de circuitos urbanos feitos a pé. Circuitos de rua! Muito comum em várias capitais turísticas mundo afora, onde carros e veículos deixam de ser os protagonistas principais para dar lugar a pedestres e caminhantes”, explica Ruy Mascarenhas, idealizador do projeto, profissional do Segmento de turismo, marketing promocional e Sócio-Fundador do Instituto Terra Sustentável.

    Ruy, que também é idealizador do Corredor Gastronômico & Cultural da Rua 13 de Maio, disse que o objetivo do novo projeto é valorizar o setor artístico e cultural da cidade “Além de encampar propostas e reflexões para a criação de distintos modelos urbanos para ruas e avenidas, tendo como norte sempre a preocupação ambiental, sustentável e ecológica, e de uma maior percepção e sentimento de pertencimento entre moradores e comerciantes para com o local ao qual estão inseridos no seu dia-a-dia”, disse. 

    Na parte gastronômica, o projeto pretende realizar Festivais de gastronomia, cursos, workshops e palestras dentro do tema. O circuito também conta com quatro cervejarias artesanais da cidade. Os estabelecimentos participantes possuem uma identidade visual do Circuito com um QR Code para ajudar turistas e visitantes com informações sobre o estabelecimento. 

    São mais de 20 estabelecimentos participantes (Foto: Divulgação)

    O projeto quer incentivar a realização de atividades artísticas como shows de humor no formato de Comédia Stand-up. Shows musicais em versões unplugged, exposições de arte e fotografia. Apresentações e intervenções  teatrais. Lançamentos literários, saraus de poesia e até mesmo a exibição de filmes em encontros num Cineclube itinerante e semanal, é uma das propostas. 

    Na questão ambiental e social, o projeto pretende contribuir para desafogar o trânsito no trecho, incentivando o trajeto a pé, desenvolvendo ações de educação ambiental por meio de palestras, encartes e também pelas mídias sociais @Circuitodagulapetropolis.

    “Queremos incentivar e apoiar todas as ações que contribuam para tornar ruas, bairros e cidades mais tecnológicas, dentro da realidade de Cidades 5.0. Cidades mais conectadas, cujos espaços e rotinas se tornem mais eficientes, a partir do desenvolvimento de soluções tecnológicas que aumentem o bem-estar humano , a qualidade de vida e a resolução de problemas sociais.  Petrópolis e cidades de porte médio em geral, tem uma vantagem enorme sobre capitais e metrópoles para que se implante com sucesso e de maneira rápida projetos desta natureza”, disse Ruy.  

    Ainda na área socioambiental, o projeto prevê a implantação de um sistema de coleta do óleo de cozinha  dos estabelecimentos participantes Aqueles que desejarem poderão destinar o óleo usado a empresas credenciadas e certificadas em Reciclagem Ambiental e aptas para realizarem este tipo de manejo. E que transformem este óleo coletado em produtos biodegradáveis de limpeza para o consumo, completando assim todo o ciclo. Estes produtos poderão ser doados para Instituições beneficentes da cidade. 

    Últimas