A etapa speed do Circuito Grangiro foi realizada nesse domingo (29) e teve vitória petropolitana: Giuliana Morgen conquistou o primeiro lugar entre as mulheres e também foi a rainha da Montanha, vencendo o desafio de segmento do Strava. Giugiu é bicampeã Grangiro, já que na etapa de MTB, realizada em março deste ano, em Búzios, também havia conquistado o primeiro lugar. “Essa é a minha segunda prova de speed e achei o percurso muito bom. Além disso, me diverti bastante durante o trajeto e também com a chuva. Acho que se não tivesse chovido teria sido um pouco menos legal”, brinca a atleta. Completando o pódio feminino, Tota Magalhães ficou em segundo lugar e Bianca Beazim em terceiro lugar.
A prova de ciclismo estrada aconteceu na Serra das Hortênsias, Rio de Janeiro, e reuniu ciclistas que encararam duras subidas e apostaram na velocidade. Um dos destaques desta etapa foi a pista 100% fechada para os atletas, medida que chamou a atenção dos vencedores.
Entre os homens, o mineiro Guilherme Ribeiro, de 27 anos, foi o campeão masculino e elogiou o percurso. “Foi tudo muito organizado e o trajeto é muito bonito. No final tive que acelerar mais para conseguir me destacar do pelotão e decidir a prova, deu certo”, comemora.
O segundo colocado, Halysson Henrique Ferreira, reforçou a importância de uma etapa como esta para a modalidade. “O mais difícil foram as duas serras. Quase não vemos provas desse tipo aqui no Brasil, então quando tem é muito importante prestigiar. Uma etapa com esse nível de dificuldade representa muito bem o ciclismo, que é um esporte duro, e os atletas que treinam pesado nesse tipo de terreno”, explica. E para Luciano Valieri, quarto colocado, a sinalização e o percurso vão ficar na memória. “O cenário é fantástico, e a pista totalmente fechada apenas para os ciclistas foi excelente. O nível dos competidores estava muito alto, todos atacaram logo no início e foi um trajeto intenso do começo até o fim”, afirma.
Além da prova, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento plantou 500 mudas de árvores em Teresópolis, com o apoio da Prima, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.
Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito também promove ações sociais em todas as suas etapas, fortalecendo projetos sem fins lucrativos que transformam através do esporte.
Feminino
1 – Giuliana Morgen
2- Tota Magalhães
3 – Bianca Beazim
4 – Paula Almeida Leal
5 – Maria Isabel Gouvea
Masculino
1 – Guilherme Couto
2 – Halysson Ferreira
3 – André Gohr
4 – Marcelo Valieri
5 – Marcos Lobo