• Abertura da temporada de montanhismo em Petrópolis

  • 21/05/2017 07:00

    Montanhista da região serrana se preparam para mais uma temporada de montanhismo, que começa agora no mês de maio, e vai até setembro. Em Petrópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o destino preferido dos montanhistas. Ontem (20)  aconteceu o evento de abertura da temporada de montanhismo na região serrana, foi realizado no Parque, na sede de Teresópolis. O Centro Excursionista Petropolitano (Cep), que neste ano completou 59 anos de existência, esteve presente no evento, e já se prepara para dar início as atividades desta temporada.

    A temporada de Montanhismo é o período do ano que é considerado mais propício à pratica  do montanhismo, porque a temperatura é mais amena e principalmente porque as chuvas são mais fracas e mais previsíveis. O período vai do mês de maio até o mês de setembro, mas é entre junho a agosto que acontece a maior procura pelo esporte. 

    O Parque Nacional da Serra do Órgãos – Parnaso

    Ontem (20) aconteceu no Parnaso a tradicional Abertura da Temporada de Montanhismo – ATM 2017, que marca o início da alta temporada. Durante todo o sábado visitantes e esportistas puderam participar das diversas atividades de lazer, esporte e educação ambiental que eram oferecidas no evento.

    O Parque é considerado um dos melhores lugares do país para a prática de esportes ao ar livre, como montanhismo, escaladas, caminhada, rapel, além das belas cachoeiras.  Possui a maior rede de trilhas do Brasil. Criado em 1939, tem 20.024 hectares protegidos, entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim.  

     Durante o inverno as atrações mais procuradas no Parque são as trilhas e as escaladas. Durante o verão a  maior procura são pela piscina da sede de Teresópolis e as cachoeiras. Em Petrópolis as cachoeiras Véu da Noiva, Andorinhas e o Poço Parnaso são bela opções para visitação. 

    O horário de funcionamento da portaria é de 8h às 17h, mas os visitantes que compram o ingresso antecipado pela internet para a parte alta podem ingressar a partir das 6h até 22h. O Parque oferece a capacidade de acomodação entre os abrigos e o camping para até 200 pessoas pernoitarem ou fazerem a travessia por dia. 

    Entre maio e setembro de 2016, a parte alta do parque recebeu 17.146 visitantes. A expectativa é que durante a temporada desse ano o número de visitantes seja igual ou superior, o que depende das condições climáticas durante o período. 

    O CEP na temporada das montanhas

    O Centro Excursionista Petropolitano já deu a largada nas atividades desta temporada. O presidente da CEP, Lourenço Lustosa Fróes da Silva, contou que na edição da ATM deste ano cada clube e centro excursionista participante do evento, tinha o desafio de subir uma montanha. O Centro ficou com a Montanha Nariz do Frade, que tem acesso por Teresópolis. O trajeto começa com uma caminhada até a base da montanha, e a partir dali uma equipe reduzida, já preparada, continua até o Alto da Verruga, que fica no topo do Nariz do Frade.

    Durante todo o mês o CEP promovera diversas atividades, como caminhadas pesadas e semi pesadas, pedal e escaladas. Algumas atividades são exclusivas para membros, mas quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com a sede que fica na Rua Irmãos D'Angelo, nº 39, sobreloja 05, no Centro. O s membros se reúnem todas sextas e sábados de 19h às 21h. " As pessoas podem ir até a sede, para conhecer mais e ter mais contato. As reuniões são direcionadas mais aos associados, mas quem busca informações recebe uma iniciação no centro. Pode começar a frequentar. E quem se interessar pode se associar" afirmou, o presidente Lourenço Lustosa.

    O Centro Excursionista Petropolitano é uma entidade sem fins lucrativos que reúne amantes do montanhismo. A sede que existe hoje, nasceu em 15 de maio de 1958, e neste ano comemora 59 anos de existência. Mas antes dessa data, em Petrópolis, em 1931 nascia o segundo Clube do gênero do montanhismo no Brasil, mas ao que consta, não durou muito tempo, com o início da segunda guerra, em 1939, os alemães que eram a maioria dos integrantes não puderam mais se reunir, e o clube foi descontinuado. No Brasil a primeira associação de montanhistas foi fundada em 1919, no Rio de Janeiro, é o atual Centro Excursionista Brasileiro.




    Últimas