Curso de cabeleireiro serve de alavanca para projeto que atende população carente
“Faça o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca”. Essa frase define a maneira como a cabeleireira Marisa das Graças Dias, de 54 anos, vem conduzindo seu projeto em prol dos necessitados ao longo dos anos. Ela atua em Petrópolis há 23 anos e, em seu salão de beleza, coordena um curso de cabeleireiro. Seus alunos dispõem de aulas teóricas e práticas, atendendo pessoas carentes e moradores de rua. Por meio dessa iniciativa, os alunos adquirem experiência, exercem o bem e são incentivados a acompanhá-la em suas ações sociais pela cidade. Ela não só oferece serviços gratuitos, mas, principalmente, oportunidades para a realização de sonhos.
Marisa nasceu em Timóteo, no interior de Minas Gerais. Ela conta que, por ter vindo de uma cidade pequena, suas chances de se especializar enquanto cabeleireira eram pequenas, mas que isso não a impediu de seguir seu sonho. Aos 12 anos passou a limpar um salão próximo à sua casa para que, em troca, obtivesse conhecimento relacionado à área. Após se casar, mudou-se para o Rio de Janeiro para conquistar a especialização que tanto almejava. Suas boas ações se multiplicaram quando chegou a Petrópolis. Ela abriu seu salão e começou a atuar em asilos, hospitais, mutirões de casamento e escolas municipais. Deu início, também, a um curso profissionalizante.
Sua origem humilde somada à sua determinação serviu como inspiração para os necessitados que, a partir daí, foram em busca da realização de seus próprios sonhos. “Passou a dar aulas e a beneficiar pessoas carentes e moradoras de rua. Passava por eles e pedia para que passassem no salão para cortarem o cabelo e fazerem a barba de graça. Ela está sempre disposta a ajudar o próximo, é amiga e companheira. Uma pessoa de muito bom coração” diz Lorrance Oliveira, ao se referir à ex-professora. Simone Beck, também ex-aluna de Marisa, acrescenta: “Fiz o curso de cabeleireiro de forma gratuita e hoje, inclusive, tenho meu próprio salão. Sua atitude acabou me encaminhando ao ramo. Sou extremamente grata.