Covid-19: menos de 10% da população não retornou para tomar a segunda dose da vacina
Menos de 10% das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 não retornaram para a segunda aplicação do imunizante na cidade. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Petrópolis, a taxa de retorno está em 90,98%. O Ministério da Saúde (MS) estabelece um índice de 90% de cobertura vacinal.
Desde o início da campanha, em janeiro, 67.073 pessoas completaram o ciclo de imunização na cidade (contando segunda dose ou quem tomou a vacina em dose única), o que corresponde a 27,70% da população maior de 18 anos. Com a primeira dose, foram vacinadas 155.760 pessoas, ou seja, 64,34% da população acima de 18 anos.
Apesar do número baixo de pessoas que não retornaram para completar o esquema vacinal, a Prefeitura de Petrópolis está convocando as pessoas para comparecerem aos postos de vacinação. “É importante que todos que receberam a primeira dose, retornem para tomar a segunda. Quem por algum motivo perdeu a data, deve comparecer para completar o ciclo de imunização”, orienta o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
Quem perdeu o prazo para receber a segunda dose da CoronaVac, deve se dirigir ao campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro ou ao Parque de Exposições, em Itaipava. De acordo com a Prefeitura, a aplicação de doses da vacina do Instituto Butantan está concentrada nestes dois pontos para evitar perdas de doses, uma vez que, após a abertura dos frascos, elas devem ser aplicadas em um prazo máximo de seis horas.
A Prefeitura também informou que nos últimos dias aumentou a busca por informações em relação a aplicação de vacinas contra a covid-19 em pacientes com sintomas de gripe. A orientação, de acordo com o município, neste caso é para que as pessoas compareçam para tomar as doses somente após o fim dos sintomas da gripe.
*Matéria atualizada às 21h25