Covid: Petrópolis mantém baixo risco de transmissão
Das nove regiões do Estado do Rio de Janeiro, sete estão em bandeira amarela (baixo risco de transmissão), segundo a 41ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (30). De acordo com o levantamento, apenas a Metropolitana I e a Noroeste permanecem com bandeira laranja (risco moderado). As demais – Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Norte, Centro-Sul, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II – estão com bandeira amarela.
Nenhuma região do Estado do Rio de Janeiro está com bandeira vermelha, que indica um alto risco de transmissão da doença. Desde o início da pandemia, nenhuma região do estado alcançou a bandeira verde, indicando risco muito baixo de contaminação de covid-19.
A 41ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 também mostra que o Estado do Rio de Janeiro teve 27% de redução no número de óbitos provocados pelo vírus. As internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 18% na comparação entre as semanas epidemiológicas 28 (de 11 a 17 de julho) com a 26 (27 de junho a 03 de julho) de 2021.
Também houve melhoras nos índices das taxas de ocupação de leitos no estado, que estão em patamares estáveis: 56% para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 38% para as vagas de enfermaria. Com os indicadores reduzidos, o estado segue – pela terceira semana consecutiva – com a classificação de bandeira amarela.