Queda de cabelo pode provocar problemas de autoestima
Estresse, problemas hormonais ou utilização excessiva de produtos químicos. Estes são os principais responsáveis pela queda de cabelo em mulheres. Segundo a dermatologista Cássia Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é mais comum que os sintomas comecem a aparecer na pós-menopausa, porém também pode atingir mulheres mais jovens. A grande preocupação é com o que gira em torno da queda de cabelo. Segundo a especialista, a doença pode causar problemas de autoestima e emocionais.
Os primeiros sintomas são variados. "É possível identificar a diminuição da densidade dos fios, quando o cabelo fica ralo; volume menor ao prender o cabelo ou a própria queda na hora do banho ou ainda o aumento dos fios que ficam na escova de pentear", disse a dermatologista.
Para Cássia, a queda de cabelo precisa ser diagnosticada e tratada adequadamente. "Com ajuda de um especialista será possível identificar a causa do problema", explica.
O tratamento específico, segundo a médica, pode ser via medicações orais, locais ou em procedimentos que devem ser feitos no consultório.
Para evitar a calvície, a orientação é evitar o uso excessivo de químicas, como escovas que levam formol e tinturas que danifiquem o fio.
A especialista alerta que também devem ser tratados os casos em que a seborreia, ou seja, a descamação da pele é identificada, porque também pode estar associada à queda.